Desde que os dispositivos móveis começaram a surgir, o seu consumo só aumentou, tanto que especialistas sempre afirmaram que eles seriam os principais responsáveis pelo tráfego de internet no mundo todo.


E cada vez mais os smartphones estão dominando o mundo, princpalmente no acesso à internet. Tendência é que eles atinjam 75% do tráfego de internet no próximo ano.

Em um estudo recente, a Zenith prevê que em 2017 os dispositivos irão representar 75% de todo o tráfego de internet no mundo. O índice é bastante alto, principalmente levando em consideração a grande quantidade de desktops e notebooks que ainda existem pelo mundo.

De acordo com a empresa de consultoria, em 2012, celulares e tablets já representavam 40% de todos os acessos à internet. Quatro anos após, o percentual subiu para 68%, e a tendência é apenas aumentar, a expectativa é que chegue a 79%.

O estudo não aponta quais os motivos que colaboraram na captura de tais números, porém, é possível especular algumas coisas. Um dos fatores é que cada vez mais as fabricantes estão optando pela produção de aparelhos de baixo custo e com boa qualidade, para poder assim conquistar um maior público.

Para completar, várias empresas estão empenhadas a fornecer acesso à internet gratuita em locais remotos. O Facebook é a companhia que mais vem se destacando nesse quesito, sendo que já oferece acesso patrocinado gratuito em locais da Índia e Panamá.

Levando em consideração estes dois fatores a Zenith aponta para uma "criação de uma nova plataforma de propaganda mobile", que será responsável por arrecadar 60% de toda a receita do globo em publicidade em 2018.