De acordo com uma pesquisa realizada em parceria pelo Google e a empresa Forrester Research, o comércio eletrônico deverá se tornar ainda mais importante nos próximos anos no Brasil. Os dados sugerem que as vendas digitais no varejo devem dobrar ao longo dos cinco anos.


Cada vez mais brasileiros estão fazendo compras através da interner. A expectativa é que daqui cinco anos vendas online devam dobrar.

O estudo diz que o e-commerce irá crescer em média 12,4% por ano até 2021. Categorias como eletrodomésticos, roupas e livros, devem crescer acima dessa porcentagem. Além disso, o levantamento prevê que para os próximos anos 27 milhões de brasileiros irão realizar a sua primeira compra pela internet.


Daqui alguns anos, smartphones serão os dispositivos mais usados para compras online.

Com a entrada de novos consumidores, o número de e-shoppers no Brasil passará a ser de 67,4 milhões. Com esses novos clientes, novas categorias de produtos deverão surgir, como a de alimentos e cosméticos, que devem assumir maior participação das vendas.

A pesquisa revelou ainda que até o final de 2016, 19% das vendas online deverão acontecer através de smartphones ou tablets. Já em 2021, a expectativa é que tal índice suba para 41%. Atualmente, 30% dos internautas acessam a internet exclusivamente de aparelhos móveis, diz o estudo.

Para a pesquisa, 4500 brasileiros com idades entre 16 e 75 anos responderam a pesquisa entre os dias 14 e 22 de março. Os dados da pesquisa ressaltaram ainda a importância que o comércio móvel deverá ter futuro.