Na quarta-feira (11), o site Alibaba bateu todos os recordes de venda on-line, com faturamento de 91,2 bilhões de iuanes (12,3 bilhões de dólares). O motivo para isso: as promoções do Dia dos Solteiros na China.

"Movimentamos mais do que a Black Friday e a Cyber Monday juntos", destacou à Agência Efe o vice-presidente de comunicação internacional do Alibaba, Robert Christie.

Para se ter uma ideia, o faturamento registrado em um único dia é o mesmo que o PIB anual de países como a Islândia e Senegal, e fica acima ao da Nicarágua.

O valor em vendas atingido neste ano é bastante superior ao do ano passado, que na mesma data registrou 9,3 bilhões de dólares em vendas.

Na China, o dia 11 de novembro (11/11) é considerado como o Dia dos Solteiros, justamente pela grande quantidade de pessoas sozinhas, que são simbolizadas pelo número 1.

O site Alibaba, desde 2009, aproveita a data para estimular as vendas com grandes promoções. Este seria um meio de consolar as pessoas que estão sozinhas. Porém, as promoções acabam estimulando a todos.

Na China, as vendas on-line já representam 10% do comércio varejista. No país, quase metade da população está conectada, com soma de 670 milhões de internautas.