Nesta era, a ficção científica tornou realidade muitas ideais, máquinas e equipamentos antes tidos como futuristas. E, ainda mais, trouxe a possibilidade de as pessoas carregarem em seus bolsos todo o tipo de informação que desejar, sem muito peso, por meio de smartphones.

Ensinar pela internet precisa ser planejado. Como fazer com que a tecnologia trabalhe a meu favor? Como tornar a tecnologia um meio de crescimentos pessoal, profissional e social? A tecnologia precisa estar presente como ferramenta útil para as rotinas; do contrário, será apenas um substituto físico um pouco mais inteligente de livros e cadernos. Veja o exemplo abaixo:

Como obter melhor aproveitamento com as tecnologias como ferramenta de ensino?

No que se refere ao aluno:

Disciplina é a chave para utilização de notebook, tablet ou smartphone. Criar hábito de utilizar as ferramentas necessárias para se obter melhor proveito da tecnologia, pois as múltiplas ferramentas, os jogos e o acesso à internet são alvos de distração. Aproveitar os jogos educacionais e outros que desenvolvem o raciocínio lógico, o analítico e o de outras áreas do conhecimento.

No que se refere ao professor:

Conhecer e se aprofundar nas ferramentas de ensino disponíveis no mercado. Não se pode considerar uma atualização profissional apenas a obtida por meio de cursos e palestras, mas também a aquisição e o manuseio de novas ferramentas que ajudarão na propagação do ensino.

Diversificar as aulas, valendo-se do uso da tecnologia, ora postando vídeos referentes à alguma matéria na internet, ora propondo temas para discussão em fóruns on-line, próprios para área de ensino, ou com uso de blog.

Leia também: 

Tecnologias disponíveis para disponibilização de conteúdos on-line

Softwares de colaboração: Google Docs, Bookess (Edição de livros em comunidade, além da publicação), MediaWiki (plataforma da Wikipédia que pode ser baixada e alterada livremente).

Ferramentas de disponibilidade de informação: Blogger e Wordpress.

Ferramenta de vídeos: Youtube, Vimeo, Camaléo, Dailymotion.


Já conhece o Oficina da Net Premium?

É uma plataforma completa com diversos cursos para você fortalecer seu currículo. Clique e confira!