O Facebook, com o propósito de oferecer uma alternativa mais leve e funcional para os smartphones mais simples, anunciou no domingo (2) o Messenger Lite. A novidade nada mais é do que uma versão um pouco mais leve do mensageiro, igualmente como já existe para a rede social.


Versão Lite do Messenger chega para usuários de aparelhos mais antigos e ainda com conexão 2G.

O aplicativo deverá ter melhor desempenho em redes mais lentas, assim como também irá permitir que usuários de smartphones de entrada possam enviar e receber mensagens na rede social com maior facilidade.

"Mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo usam o Messenger todo mês de uma variedade de dispositivos móveis em redes de várias velocidades e confiabilidade. Com o Messenger Lite, mais pessoas podem se manter conectadas, independente das condições da rede ou de armazenamento em seus dispositivos Android. Messenger Lite foi construído para dar às pessoas uma ótima experiência, independente de qual tecnologia elas usem ou às quais têm acesso", disse o Facebook através de anúncio.

O aplicativo conta com menos de 10MB, e possui apenas os recursos mais importantes. Através dele é possível enviar e receber mensagens, fotos, links, bem como receber stickers, de modo que a conversa possa ser estabelecida de forma mais rápida e ainda com menos consumo de dados.

O aplicativo se torna mais leve com a exclusão de outros recursos, como o envio de stickers. O ícone do aplicativo também está modificado, ele é representado por um raio azul em uma bolha de chat de fundo branco, ou seja, o inverso do Messenger padrão.

Incialmente, o Messenger Lite está sendo disponibilizado para usuários do Quênia, Tunísia, Malásia, Sri Lanka e Venezuela. Nos próximos meses o aplicativo estará disponível para demais países.