Elon Musk, entusiasta espacial, disse que crê em duas possibilidades para o futuro. Segundo ele, a humanidade poderá ser extinta ou irá se espalhar pelo Sistema Solar. Na terça-feira (27), ele divulgou o plano da empresa espacial SpaceX para povoar Marte.


A intenção é que as viagens espaciais se tornem cada vez mais baratas.

Inicialmente, para enviar pessoas ao Planeta Vermelho, é necessário ter dinheiro suficiente para isso. A estimativa é que a viagem custe cerca de US$ 10 bilhões por pessoa.

No entanto, o que Musk deseja é que o valor para a mudança ao Planeta Vermelho saia pelo preço equivalente a de uma casa, ou seja, em torno de US$ 200 mil. A tendência é que, conforme as viagens sejam mais frequentes,  o valor irá diminuir.

Assim sendo, o valor da passagem terá que baixar 50 mil vezes. O ideal parece um tanto distante, no entanto, segundo a apresentação de Musk no Congresso Astronômico Internacional isso será possível.

Para conseguir o feito, primeiramente seria preciso fazer com que as viagens fossem totalmente reutilizáveis, incluindo os boosters, ou seja, os foguetes auxiliares, que acabam se soltando ao longo da viagem.

A segunda questão é o alto custo das viagens para Marte. Para chegar ao Planeta Vermelho é necessário uma grande quantia de combustível. Com isso, a ideia é que as naves sejam reabastecidas em órbita.

Para poupar ainda mais, a intenção é transportar várias pessoas ao mesmo tempo. Ele, inclusive, está construindo um foguete capaz de carregar 550 mil toneladas. Assim, de 100 a 200 pessoas poderiam ser transportadas de uma única vez.

A viagem durará em torno de 100 dias e para entreter as pessoas, a empresa pretende disponibilizar uma visão panorâmica do universo, bem como restaurante , filmes e até uma área de jogos.