Na tarde da última sexta-feira (23), um dos carros do Google acabou se envolvendo em um dos acidentes mais sérios desde que a companhia disponibilizou a sua frota de veículos autônomos nas ruas.


Carro autônomo do Google não conseguiu evitar a colisão. Van ultrapassou o sinal vermelho e colidiu na parte lateral do veículo.

O acidente ocorreu no cruzamento entre as avenidas El Camino Rea e Phyllis, em Mountain View, na Califórnia. O carro do Google estava realizando a travessia quando acabou sendo atingido na parte lateral por uma van que ultrapassou o farol vermelho.

Felizmente, não houve feridos, porém, ambos os veículos tiveram que ser guinchados. O carro do Google acabou com a lateral parcialmente destruída. Pelo forte impacto, os airbags acabaram sendo acionados. Este não é o primeiro acidente envolvendo carros da empresa, porém, um dos mais sérios, já que o restante deles consistia apenas em pequenas batidas na traseira.

A companhia explica que o carro estava sendo conduzido de forma autônoma. O farol havia ficado verde há cerca de seis segundos quando o sistema detectou a aproximação de outro veículo, no caso, a van.

Quando isso ocorre, os freios foram acionados automaticamente, pouco antes de o motorista fazer o mesmo pisando o pedal, mesmo assim, não foi possível evitar a colisão.

"Milhares de acidentes ocorrem a cada dia nas estradas dos Estados Unidos e furo do farol vermelho é a principal causa de batidas urbanas nos EUA", disse o Google através de nota.

"Erro humano tem papel em 94% dessas batidas, e é por isso que estamos desenvolvendo tecnologia totalmente autônoma para fazer com que as nossas estradas sejam mais seguras", completou a empresa.