O Facebook admitiu ter calculado de forma errônea as suas estatísticas sobre consumo de vídeo na rede social, um dado bastante relevante para que os anunciantes possam decidir sobre o investimento em publicidade na plataforma.


Após Facebook reconhecer equívoco, anunciantes poderão reavaliar suas estratégias.

"Recentemente descobrimos um erro na forma de calcular uma de nossas estatísticas de vídeo. O erro foi resolvido, não afetou o faturamento e informamos a nossos parceiros. (...) Esta estatística é uma das muitas que nossos parceiros utilizam para planejar suas campanhas de vídeo", informou a companhia através de comunicado.

A companhia define que um vídeo tenha sido visto quando o internauta para três segundos com ele rodando. Porém, houve confusão entre essa definição e o que ocorre na realidade.

A ferramenta que calculava a média de tempo gasto pelos usuários assistindo os vídeos levava em consideração os vídeos que eram vistos por mais de três segundos, os outros eram ignorados, o que acabou produzindo resultados falsos.

O jornal Wall Street Journal foi o responsável por antecipar e informação, e conforme a publicação, o Facebook inflou o tempo médio de visualização dos anúncios em vídeo durante dois anos e não levou em consideração as peças que duraram menos de três segundos.

A companha de Mark Zuckerberg, nos últimos anos informou sobre o aumento expressivo de consumo de vídeos na plataforma, bem como o aumento no número de usuários a cada trimestre e do tempo em que eles passavam na rede social.

No último trimestre, a empresa arrecadou US$ 6,24 bilhões em publicidade, 63% a mais que nos mesmo período de 2015.