A maioria dos usuários já teve uma ligação prejudicada por conta de um sinal ruim. Normalmente, costumamos culpar a operadora pelo fato, porém, de acordo com estudos, o problema pode estar mais perto do que pensamos, ou seja, no próprio corpo.


Trocar de mão o celular pode ser a melhor alternativa para melhorar sinal. Será? Testes dizem que sim.

Um estudo aponta que trocar a mão em que seguramos o aparelho pode melhorar significadamente a qualidade das conexões de voz e dados.

Gert Pedersen, da Universidade Aalborg, da Dinamarca, autor da pesquisa, disse que a razão está no design das antenas, que ficam localizadas justamente onde costumamos posicionar as mãos para segurar os aparelhos.

Para o estudo, o pesquisador avaliou o desempenho de 26 modelos de celular diferentes. Os aparelhos foram posicionados em um boneco de testes e em um suporte que simula o uso sem as mãos.

De acordo com o levantamento, a conexão de voz costuma ser a mais afetada conforme a mão que usamos. Sendo que nos piores casos, o sinal transmitido ficou cem vezes mais fraco.

A conexão de dados também foi afetada, mesmo de forma menos drástica, deixando o download de dados cinco vezes mais lento em alguns casos.

O pesquisador recomenda que os usuários optem por novos hábitos para usar o telefone, como usar o aparelho deixando-o sobre a mesa com o auxílio e um fone de ouvido.

"Se puder usá-lo sem as mãos, faça isso. Assim, o sinal melhora bastante", disse ele.

"Outra coisa que você pode fazer é não segurá-lo com muita força contra a cabeça. Tente fazer isso de forma mais leve, e você terá uma conexão muito melhor."