O que o giroscópio?

Saiba o que é e como funciona o sensor nos celulares, excelente para jogos, principalmente os de realidade aumentada como o Pokémon Go.

Por | @oficinadanet Smartphones

Quem joga ou já jogou Pokémon Go sabe que para que a experiência de realidade aumentada (RA), um dos pontos fortes do game, possa ser vivenciada é necessário que o aparelho tenha um componente chamado giroscópio. Muita gente até se deparar com a exigência, se quer havia ouvido falar sobre e se viu um tanto decepcionado ao perceber que para visualizar os pokémons sobre os ambientes reais, o tal do giroscópio é sim importante e nem todos aparelhos vem equipados com ele, principalmente os modelos de entrada e até mesmo alguns intermediários.

Não que jogos de realidade aumentada não possam rodar em smartphones sem giroscópio. No caso do Pokémon Go, um dos games mais conhecidos no ramo de RA, o jogador verá os monstrinhos no mundo Pokémon, ao invés de enxergar ele pela câmera do celular, no meio da rua ou na cozinha de casa, por exemplo.

O que o giroscópio?
Diferença como Pokémons são vistos entre celular sem e com giroscópio. (Imagem: Reprodução Zoom)

Veja também:

Mas, afinal, o que é giroscópio e porque ele é tão importante para a execução de jogos de realidade aumentada? Para começar, é importante salientar que os giroscópios já existiam muito antes de sua aplicação em smartphones e cônsules de games. Em uma explicação mais teórica, encontrada na Wikipédia, teremos o seguinte:

"Giroscópio é um dispositivo que consiste de um rotor suspenso por um suporte formado por dois círculos articulados, com juntas tipo cardan. Seu funcionamento baseia-se no princípio da inércia. O eixo em rotação tem um efeito de memória que guarda direção fixa em relação ao círculo máximo, dispensando as coordenadas geográficas. O giroscópio veio a substituir a bússola (agulha magnética) na navegação marítima. Na aviação, serve de girocompasso e piloto automático, permitindo o voo em condições de visibilidade zero. Nos voos espaciais o dispositivo é fundamental para a orientação das espaçonaves.

O giroscópio consiste essencialmente em uma roda livre, ou várias rodas, para girar em qualquer direção e com uma propriedade: opõe-se a qualquer tentativa de mudar sua direção original. Exemplo facilmente observável é que, ao girar a roda de uma bicicleta no ar e tentar mudar a direção de seu eixo bruscamente, percebe-se uma enorme reação. Dessa maneira, o giroscópio serve como referência de direção, mas não de posição. Ou seja, é possível movimentar um giroscópio normalmente no espaço sem qualquer trabalho além do necessário para transportar sua massa".

Em outras palavras podemos dizer que o giroscópio é um sensor que usa a força da gravidade para dizer qual é a posição de um objeto no espaço. Em um celular, ele consegue identificar se você girar o aparelho sobre seu próprio eixo e saber se ele está apontando para cima ou para baixo, essencial para os games de realidade aumentada.

Para o funcionamento do giroscópio, o dispositivo usa a força da gravidade para dizer ao software qual é a posição e direcionamento do aparelho no espaço. Mesmo que você gire o aparelho em diversas posições, ele sempre apontará para um mesmo lugar, como se fosse uma bússola sempre apontando para o norte. No caso do Pokémon Go, é assim que o smartphone identifica e indica a posição do monstrinho. Mesmo que você mova o aparelho, o Pokémon continuará naquela posição.

Aparelhos que possuem giroscópio

Não são todos os smartphones que vem equipados com giroscópio. Entre os que possuem o sensor estão o Moto G4 Plus, o Galaxy S7, iPhone SE e o Lenovo Vibe K5. Para quem está em busca de um aparelho com giroscópio que possua um bom custo benefício, o Vibe K5 é uma ótima opção. Pode ser encontrado por pouco mais de R$ 700 em algumas lojas online, além disso possui tela com qualidade Full HD, câmera traseira de 13 MP e frontal de 5MP, 2GB de memória RAM e 16 GB de memória interna.

DESTAQUESRecomendado
Siga nas redes
Mais compartilhados
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar