A Agência espacial norte-americana (Nasa) deverá lançar nesta quinta-feira (8), a sonda espacial Osiris REX, que chegará até o asteroide Bennu e tem como meta estudar o início do Sistema Solar.


Ilustração da sonda Osiris-Rex. Ela deverá estar de volta à Terra em 2023.

Nomeada de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança e Explorador de Regolitos (Osiris-REX, na sigla em inglês), a sonda pretende atingir o asteroide e após coletar amostras de sua superfície com o seu braço robótico. Após isso, ela voltará à Terra para que o material possa ser estudado.

Dante Lauretta, chefe do grupo de pesquisadores, disse que a obtenção de amostras para uma minuciosa análise é o fator principal da missão.

O asteroide Bennu possui 500 metros de largura e viaja cerca de 100 mil km/h e foi escolhido pela NASA justamente por se tratar de um asteroide primitivo, com superfície coberta com materiais semelhantes aos que predominavam no início da formação do Sistema Solar.

Bennu está situado a uma órbita a cerca de 480 mil quilômetros da Terra, sendo considerado próximo ao nosso planeta.

A sonda está prevista para chegar ao asteroide somente em 2018, sendo que irá mapeá-lo em detalhes, calcular a sua composição e medir o movimento antes de coletar as amostras. Em setembro de 2023, a sonda deverá retornar à Terra.

Esta é a primeira missão da NASA em que é enviada uma sonda para coletar amostras de um asteroide e após voltar à Terra. Vale notar que a Agência Espacial Japonesa já fez o mesmo procedimento há uma década com a missão Hayabusa e o asteroide Itokawa.