As câmeras da sonda espacial Rosetta localizaram o robozinho Philae em um cometa. Ele estava "desaparecido" desde novembro de 2014, quando pousou no cometa 67P. As informações são da Agência Espacial Europeia (ESA).


Imagem feita pela sonda Rosetta do módulo espacial Philae.

"Menos de um mês antes do fim da missão, a câmera de alta resolução da Rosetta revelou o local em que Philae pousou, uma cratera escura do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko", disse a agência em comunicado.

A Agência, no fim de julho, revelou que a sonda Rosetta havia cortado a comunicação com o robô Philae. Assim sendo, nenhum sinal havia sido recebido pela Rosetta do Philae desde julho do ano passado e o robô está sendo considerado em "eterna hibernação".

"Com apenas um mês para o fim da missão Rosetta, nós estamos muito felizes por finalmente termos fotografado o Philae, e vê-lo em detalhes impressionantes". disse Cecilia Tubiana, a primeira pesquisadora a ver as imagens, recebidas neste domingo.

A sonda irá terminar a sua missão em 30 de setembro pousando sobre o cometa ao término de 12 anos de uma viagem espacial. A missão foi importante já que permitiu vários avanços no conhecimento destes corpos celestes, disse a agência no fim de junho.

A Rosetta irá pousar no cometa onde o robô Philae já está inativo por falta de energia. Com 12 anos de viagem interplanetária, incluindo os dois últimos ao redor do cometa, a Rosetta tentará concluir sua missão "de maneira magistral", disse a ESA.

O cometa, atualmente, está se afastando do Sol e irá seguir a rota até conseguir alcançar 850 milhões de quilômetros de distância. Porém, a partir dos 600 milhões de quilômetros a Rosetta irá perder a capacidade de armazenamento de energia, por essa razão, a ESA decidiu encerrar a sua missão.