A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou uma imagem enviada pela câmera JunoCam, que está a bordo da sonda Juno. Daqui algumas semanas será possível ver mais imagens em alta resolução do planeta Júpiter.


Se não tiver imprevistos, missão deverá ser encerrada em fevereiro de 2018.

"Esta cena da JunoCam indica que ela sobreviveu sua primeira passagem pelo ambiente de radiação extrema sem nenhum dano e está pronta para fotografar Júpiter", disse Scott Bolton, principal pesquisador do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio (EUA). "Não podemos esperar para ver as primeiras imagens dos polos de Júpiter."

A imagem que foi divulgada pela Nasa foi feita em 10 de julho, quando a sonda Juno estava a 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. Sendo assim, na imagem é possível ver Júpiter e ainda três das quatro luas do planeta.

A sonda Juno, após cinco anos de viagem, entrou na órbita de Júpiter, que é o maior planeta do sistema solar. A sonda se aproximou sobre o polo-norte do planeta, exibindo imagens inéditas do planeta. A missão Juno está sendo administrada por um laboratório da Nasa localizado em Pasadena, na Califórnia.

A sonda foi lançada em 5 de agosto de 2011, e já percorreu 716 milhões de quilômetros. A missão deverá ser encerrada em fevereiro de 2018. Esta é a primeira vez que Júpiter será visto abaixo da cobertura densa de nuvens.

Juno possui 3,5 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro e é movida a energia solar. O projeto teve custo de US$ 1,13 bilhão.