Patricia Amorim é fundadora e administradora da empresa Trocando Fraldas e abriu uma loja virtual de produtos para tentantes, gestantes e mães em 2015.

Oficina da Net: Patricia, o que levou você a se tornar empreendedora?

Patricia Amorim: Nascida em uma família de comerciantes comecei cedo a ajudar na padaria do meu pai. A partir desse momento, negócio foi algo natural na minha vida. Cheguei a trabalhar em comércio até começar meu primeiro empreendimento: fundar uma família. Estou brincando, mas no sentido de empreender família e uma empresa tradicional têm muito em comum. Cresci minha "empresa", hoje tenho 36 anos e sou uma mãe de 3.

Para falar do meu 4º filho, o Trocando Fraldas, foi um pouco coincidência coincidência. Senti a necessidade de compartilhar minhas experiências com a maternidade. Em vez de só pensar, eu simplesmente comecei a fazer, a escrever. Desde pequena, amo escrever e acredito que tenho uma certa facilidade em comunicação. Desde então uma coisa foi se juntando a outra.

Oficina da Net: Como foi esse processo no início?

O site partiu de uma vontade de colocar todos meus conhecimentos com as tentativas de engravidar ao alcance de todas as mulheres na mesma situação ou com dúvidas sobre gravidez e maternidade. Em 2012 todo mundo estava fazendo seu blog, então eu também queria. Mas como fazer como leigo informático? Saí procurando por uma solução básica com potential para evoluir o trabalho com possibilidades que viessem a aparecer pelo caminho. Ao mesmo tempo, eu queria algo que eu pudesse personalizar.

Oficina da Net: Como foi a escolha da plataforma para base do site?

A solução mais simples teria sido um blog no Blogspot ou algo assim. Mas tive a sorte de poder contar com a orientação de um amigo que até hoje toma conta da parte técnica e ele me recomendou a Wordpress. O que mais me encantou quando fui conhecendo foi a possibilidade de ampliar as funcionalidades através dos plugins. Tanto é que a plataforma depois me permitiu a montar a única ferramente de localizar todos os bancos de leite materno no Brasil, o chamado Lobale. Agora qualquer mulher que amamenta e que esteja no território nacional, pode encontrar o banco de leite mais próximo de sua casa através do CEP.

Oficina da Net: Como você escolheu o domínio e o servidor?

O domínio é a identidade ou a marca de um site e deve ser inconfundível assim como seu layout. Acho que foi só nisso que eu pensei ao inventar o nome. A vontade de começar é maior do que pensar horas e horas em um nome adequado, mas com um pouco de criatividade chega a um resultado rápido e, na verdade, o nome se familiariza rapidamente entre os usuários. Para reservar o domínio, bastou ler as orientações do registro.br e já podia começar.

Restou a questão do servidor. No início, você não se importa muito com isso porque qualquer hospedagem serve para começar. Eu olhei mais no preço do que outra coisa. Com o tempo e uma quantidade crescente de acessos você entende que envolve muito mais. Termos como potência, memória, cache e certificados de seguranças são apenas algumas palavras que necessariamente vão cruzar seu caminho e causar muita dor de cabeça.

Oficina da Net: Como surgiu a loja e como você implementou?

Tudo no Trocando Fraldas partiu das necessidades das leitoras. Quando eu recebia sugestões de temas, eu realizava, uma ferramenta para calcular o período fértil, eu dei um jeito. Com a loja não foi diferente. Percebi que tinha uma demanda insatisfeita por certos produtos como testes de ovulação ou chás para engravidar. Como empreendedora você procura saciar essa vontade. Graças ao Wordpress foi tudo razoavelmente fácil. Implementamos o Woocommerce como sistema de loja.

Com todos os plugins para realizar o pagamento, checkout transparente e calcular o frete, a loja ficou mais sofisticada e completa. Recentemente também implementamos uma função para acompanhamento do cliente ao seu pedido no próprio ambiente seguro com login e senha. Estamos constantemente crescendo o portfólio de produtos e até lançamos produtos com a marca própria chamada Famivita, como p.ex. um coletor menstrual, a pomada de lanolina ou o óleo rosa mosqueta  A loja deixou de ter o público específico das tentantes e abraça agora outros como gestantes, mamães e até homens.

Oficina da Net: Qual foi o maior desafio?

De forma geral é difícil abrir uma empresa no Brasil. Vivi toda a burocracia inacreditável na abertura da empresa, a minha primeira publicamente reconhecida, já que minha família não conta. Um dos maiores desafios foi a emissão das notas fiscais porque o Woocommerce não tinha solução direta para isso. Tivemos que analisar ERPs, um assunto totalmente desconhecido para mim. 

Foi com o Bling que encontramos a solução para poder cumprir nosso papel como contribuinte. Entre todos os produtos que usamos para administrar o site e a loja, ele certamente é um essencial porque resolve tantos desafios em um único lugar sem muita burocracia e com muita economia de tempo. Esse último ponto é também um dos mais importantes quando você quer fazer sua empresa crescer. Não tem como fazer tudo ao mesmo tempo porque o dia só tem 24 horas. Qualquer ferramenta que te ajuda a economizar tempo vale ouro.

Oficina da Net: Qual recomendação você pode dar para alguém que pretende criar seu negócio online?

Primeiramente muita inspiração e, depois, domínio naquilo que deseja fazer. Devemos lembrar que sites e blogs acabam se tornando formadores de opinião e, por isso, também muita responsabilidade no que está passando ao usuário. Em termos de empreender em um site, ouvir e ver o que seus usuários precisam é fundamental. Eles darão a direção a ser tomada com o passar do tempo. Mas a dica mais preciosa é: ame o que faz e não será sacrifício algum. Amo meu site, amo escrever e amo o que faço, assim trabalhar não se torna sacrifício algum.