A nova versão do sistema operacional do Google, o Android Nougat, começou a ser liberado nesta segunda-feira (22) para os dispositivos Nexus, a linha de aparelhos desenvolvida em parceria com o próprio Google.

Nas próximas semanas, a atualização irá chegar para os modelos Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e General Mobile 4G (Android One). Os aparelhos inscritos no programa de testes "beta" do Android também irão receber a novidade.

Veja as novidades do Android Nougat! 

O Google, como de costume, utiliza o nome de uma guloseima para cada versão. Em uma consulta pública, que foi aberta para sugestões, os internautas indicaram que Nutella era o nome preferido para esta versão. Porém, Nougat (Nogado) foi o escolhido pela gigante.

O Android Nougat foi apresentado em maio e possui recursos poderosos para games, com plataforma de realidade virtual e ainda ferramentas para mostrar conteúdos sem a necessidade de sair dos aplicativos.

De acordo com o Google, foram inseridas mais de 250 novas funções no Android 7.0. Dentre elas, a chegada de 72 novos emojis, uma central nova de ações rápidas com maior possibilidade de customização, modo multi-janela para executar dois aplicativos ao mesmo tempo e ainda resposta direta nas notificações, o que é bastante útil para o Messenger e Whatsapp.

Além das novas funções, várias otimizações internas constam no Android Nougat, como a chegada de um novo gerenciador de recursos chamado Doze, maior liberdade na configuração do modo como os aplicativos podem enviar as notificações e ainda configurações de economia de dados mais inteligentes.

Por ser uma versão inicial do sistema, é possível que alguns bugs ainda estejam presentes no Android 7.0 Nougat. Porém, com as atualizações mensais este tipo de problema será solucionado.

O Google revelou ainda que o LG V20 será mesmo o primeiro smartphones a ser lançado de fábrica com o Android 7.0.