O Google já anunciou há algum tempo que não irá mais usar o Adobe Flash. Assim, o navegador Chrome irá começar a bloquear os plugins em Flash na web, porém, a data certa para isso acontecer ainda não havia sido especificada.

Agora, no entanto, a desenvolvedora anunciou através de um post em seu blog oficial que a partir de setembro, a versão 53 do Chrome irá começar a bloquear os conteúdos Flash não prioritários nas páginas.


Fim do Flash no Google Chrome! Empresa anuncia data de despedida.

 

Em dezembro o Adobe Flash será trocado pelo HTML5 como plugin padrão para todas as ferramentas carregadas em páginas da internet. Com isso, somente sites que rodam com exclusividade em Flash continuarão com o suporte ativo.

"O Flash ajudou a internet a ficar rica e ter uma experiência dinâmica (...). Nós continuamos a trabalhar com a Adobe para garantir que a experiência web de todos seja tão segura quanto possível e para ajudar na transição para o HTML5", disse Anthony LaForge, Curador do Flash o Chrome.

"O HTML5 é muito mais leve e rápido, e os anunciantes estão trocando para ele para acelerar o carregamento das páginas e economizar vida de bateria", revelou LaForge. "Vocês verão uma melhoria na responsividade e na eficiência para muitos sites", prometeu.

A Adobe, por sua vez, parece estar conformada com a novidade:  "Nós  trabalhamos bem próximos à Mozilla, Facebook e outros para facilitar a adoção desses padrões abertos. A decisão do Google faz parte dessa evolução a nível de toda a indústria na qual a Adobe está pesadamente investida".