Nos últimos dias o Windows 10 completou um ano desde seu lançamento. Junto das comemorações veio também a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft. Além da correção de alguns bugs, ajustes finos e mudanças de itens do layout, o povo brasileiro recebeu a assistente de voz Cortana, falando português e tudo mais.

Com o update podemos notar o empenho que a fabricante tem em manter o sistema em dia para fornecer a melhor experiência possível aos milhões de usuários, mas também é possível compreender que a Microsoft está aprendendo com os erros e começa a utilizar práticas mais conservadoras para evitar a disseminação da pirataria com o Windows 10.

>>> Confira o Guia do Windows 10

Todos os usuários de Windows 7, 8 ou 8.1 - independente da procedência de seu sistema operacional, tiveram o último ano todo disponível a atualização gratuita para o Windows 10. Com a medida, a Microsoft consegue contabilizar o número de dispositivos utilizando W10 e pode, assim, também tentar ações para cobrança de licença aos usuários piratas.

Mas e se for necessário formatar seu computador e, com isso, for também solicitada a chave de ativação do Windows, você sabe onde ela está? Existem alguns locais para procurar, vamos lá?

O que é e para que serve a chave do Windows?

O Windows é um software, certo? Assim como a grande maioria dos softwares, o Windows possui um número de série que indica e comprova a autenticidade do programa, além de comprovar que você é o dono desta licença. Quando se compra um novo computador e o sistema operacional está incluso no pacote de produtos, o usuário recebe também uma chave que permite efetivação do Windows. Este número também será utilizado quando necessário (depois de uma formatação, por exemplo).

Como encontrar a Chave de ativação do Windows 10?

A primeira opção para encontrar a chave do Windows é também a forma mais rápida para saber se seu SO está ativo corretamente. Para isto, basta acessar as Configurações do Windows > Atualização e segurança > Ativação.

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?
Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

Na imagem você pode ver que o Windows NÃO informa a chave do produto, apenas diz que seu sistema está ativo e operando de forma legítima.

Outra opção de visualização da chave de produto, é ir até o painel de controle (basta pressionar o botão

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?
e digitar "painel") > procurar a opção que mostra "Todos os itens do painel de controle" > Sistema.

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

Nesta imagem você pode ver que a ativação do Windows mostra que o SO está ativo corretamente e também fornece um serial com o ID do produto. Este ID não é a chave que estamos procurando. Portanto, nada feito aqui também.

Cadê a chave, então?

Só existem três opções de descobrir a chave de ativação do Windows 10 e, são em sua totalidade, físicas. O que isso significa? Significa que, se você fez a compra do Windows 10 via Windows Store ou qualquer mídia digital do SO, não há uma chave de ativação.

Como assim?

Uma das grandes medidas para acabar com a pirataria para cima de seu sistema operacional, fez a Microsoft acabar com as chaves de ativação, fornecendo aos usuários apenas um "Direito de posse" - que confirma ativação do produto sem a necessidade de uma chave numérica especifica. PS: Você sabe como funcionam a maioria dos sistemas que burlam esta validação e utilizam seriais clonados para permitir que centenas de milhares de usuários usem Windows sem ter pago por ele, não sabe?

Então quem é que tem essa chave?

Aos usuários, fica reservado apenas a chave de ativação para quem fez a compra do Windows 10 em uma loja física ou pelo menos comprou a mídia física do SO. Se você é um destes, sua chave de ativação pode estar em três locais:

1 - Colado via adesivo em alguma das superfícies do gabinete (caso dos desktops). Pode ser na parte de fora como também na superfície interna;

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

2 - No caso do notebook, a chave deve estar fixada na superfície inferior (parte de baixo), junto da etiqueta de informações do produto;

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

3 - Em caso de compra de uma mídia física do Windows 10 (DVD ou pendrive), a chave do produto deve estar em uma das superfícies da caixa ou no livrinho de recomendações e manual.

As três possibilidades acima também servem para quem comprou, originalmente, o Windows 7, 8 ou 8.1 e posteriormente fez a atualização automática para o Windows 10. Porém, a chave de ativação do Windows contida no gabinete, notebook ou caixa do produto servirão apenas para reinstalação dos respectivos sistemas operacionais. Para estes casos, o usuário precisa realizar todo o caminho já feito (instalação do sistema comprado e atualização para Windows 10).

Sem chance então?

E equipe do Oficina da Net fez uso de códigos disponibilizados na web para tentar acessar os números da chave de produto via Prompt de Comando e Powershell, no entanto, alguns códigos pareciam suspeitos e outros simplesmente não funcionaram.

E com programas?

Um último recurso foi a utilização do software AIDA64 - que é uma poderosa ferramenta de diagnóstico, identificação e avaliação de peças de hardware. Com ele o usuário tem acesso todas as informações importantes do PC, inclusive, dados acerca das placas gráficas, nome da placa-mãe, e versão do sistema operacional. O AIDA64 é pago, mas o usuário tem acesso à uma versão Trial de 30 dias para conferir todas as suas funções.

Com o AIDA, tivemos acesso ao número da chave de ativação do Windows 10. Na versão Trial o programa informa apenas os quatro primeiros números da chave, já na versão completa toda a chave fica à tona. Nas duas versões os quatros primeiros dígitos conferem, mas não há certeza de que este número seja autêntico.

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

A Microsoft esconde bem a chave de ativação do Windows 10 e, ao que tudo indica, pretente seguir com este pensamento. Gosto de lembrar que se você é um usuário autêntico do Windows, não há com o que se preocupar e, mesmo perdendo a localização da sua Key, a Microsoft fará todo o esforço para que ninguém saia dessa prejudicado, não é mesmo? Um abraço.