Talvez umas das coisas mais fantásticas que temos no Windows 10 é sua loja de aplicativos, quando instalamos ou atualizamos nosso computador ou notebook para o Windows 10, já consta na barra de tarefas o ícone da loja. Muita gente trata de tirar aquilo dali pois achou que não teria utilidade, me incluo nisso. Porém, acredito que seja a melhor novidade vinda com o Windows 10, dando segmento a um sonho antigo da Microsoft que é integrar todas as suas plataformas esse foi um ótimo avanço, pois integra Windows 10, Windows Phone e Xbox.

Não esqueça de conferir o Guia especial do Windows 10.

Quem utilizava o Windows 8 pode dizer que loja já existia, mas não tinha toda essa integração e essa variedade de aplicativos que possui hoje. Possuindo uma única conta de acesso da Microsoft, você pode transitar por todas as plataformas do fabricante mantendo seus dados para os mais diversos aplicativos disponíveis. Claro que alguns aplicativos não estão disponíveis para todas as plataformas, mas a ideia da Microsoft é de que em um futuro próximo todos possam ser utilizados em qualquer dispositivo que utilize Windows.

Uma das maiores vantagens da loja de aplicativos, é que os app’s são livres de vírus, não enfrentamos aquele problema de, por exemplo, baixar um game e pegar vírus no computador.

A Loja de aplicativos funciona de maneira semelhante à dos Smartphones, onde você encontra seus APP’s e baixa de acordo com a disponibilidade, existem gratuitos e os que necessitam ser pagos.

Para utilizar em seu computador é simples, só entrar no aplicativo que deseja instalar e solicitar a instalação, ele irá fazer o download e instalar automaticamente, sem a necessidade de baixar o instalador em seu computador, depois executar e ir seguindos os passos. Facilita muito para que não tem experiencia em baixar algo da internet, pois a maioria é em inglês e acabamos instalado até coisas que não queriamos por falta de conhecimento, não é mesmo?

De forma semelhante aos smartphones, você recebe as notificações dos aplicativos instalados na barra de notificação do Windows que fica localizada no canto inferior direito da tela.

Aplicativos

Não precisamos utilizar o navegador para acessar diversos serviços, na loja existem muitos aplicativos conhecidos que até então eu não tinha conhecimento de que podia ser instalado diretamente no computador como os principais bancos, Netflix, Twitter, Facebook e uma vasta gama de opções.

Jogos

Quem aqui não passou por uma situação de um filho, sobrinho ou alguém menor que quer jogar no computador? Emprestamos o note ou computador e entram no navegador, clicam em tudo e o resultado da tentativa de jogar algo é pegar um vírus no PC. Aliás, confira os melhores antivirus pagos de 2015.

A categoria categoria Jogos, possui muitas opções, só baixar e jogar livre de softwares maliciosos; jogos conhecidos como por exemplo Asphalt 8 está disponível para instalar e jogar no seu PC.

Música

Existe uma categoria exclusiva para música, onde você pode comprar faixas de músicas e até álbuns completos. Bacana que você pode adquirir aquela coletânea ou uma faixa de música para incrementar em sua playlist.

Filmes e TV

Esta última categoria de Filmes e TV você pode alugar ou comprar filmes e séries para assistir de acordo com a sua vontade. Possui uma variedade muito bacana de títulos para você usufruir.

Considerando que os apps, jogos, músicas, filmes e TV estão livre de vírus e a apenas alguns cliques de distância, vimos que trata-se de uma das maiores e melhores novidades do Windows 10.

Utilizando a loja de aplicativos do sistema operacional, não correremos o risco de sair procurando algo na internet e ir pipocando de site em site e o pior de tudo é que muitas vezes deixamos o computador vulnerável a softwares maliciosos, worms, cavalo de troia, etc; o que posteriormente irá nos causar muita dor de cabeça.

O que vem a seguir?

A partir de hoje vamos lançar semanalmente uma ótima opção de aplicativo para que você conheca novos apps disponíveis na Loja da Microsoft. Se você gostou, deixe seus comentários, curta e compartilhe.