O Windows 10 recebe atualização nesta terça-feira (2) e como principal novidade, a incorporação do português para a assistente pessoal de voz da Microsoft. O download é obrigatório e de acordo com a empresa, será liberado aos poucos durante o dia.

A novidade chega, inicialmente, aos usuários do Windows 10 em computadores e tablets. As versões da Cortana brasileira para aparelhos Android, iOS e o videogame Xbox One ainda não possuem data de lançamento.

A partir de comandos de voz do usuário, que são feitos através do microfone, a Cortana pode escrever lembretes, criar alarmes e pesquisar dados sobre vários temas, como clima, trânsito, entre outros.

Agora, com a Cortana em português, será possível reagir a vários tipos de perguntas informais e regionais. A versão nacional aparece com melhorias que serão incorporadas na atualização desta terça.

Assim sendo, caso a mensagem "Ligar amanhã para.." for escrita no bloco de notas, a Cortana irá incluir na lista de lembretes o aviso para a realização da chamada. Além disso, ela ainda poderá incluir alternativas para comer ou mesmo formas de comprar passagens, dependendo do contexto.

A Cortana brasileira será incorporada na atualização de 1 ano do Windows 10. O download inclui ainda opções de autenticação, como uso de impressão digital e reconhecimento facial no lugar de senhas, e ainda o Windows Ink, recurso que deixa o sistema operacional compatível com uso de canetas "stylus" em telas sensíveis ao toque.

O Windows 10 ainda ganha um recurso que permite às empresas separar os dados privados dos usuários das informações corporativas. Com isso, se torna impossível impedir que alguém anexe um arquivo da companhia a uma mensagem escrita através do e-mail pessoal, por exempli. Assim, o Windows permite maior segurança digital.

O Windows 10, segundo a empresa, já foi instalado em 350 milhões de dispositivos. A Microsoft tem como meta atingir a marca de 1 bilhão de parelhos no mundo com o Windows 10 instalado. No entanto, de acordo com Gustavo Labg, diretor de Windows no Brasil a meta foi estendida para além de 2018, que era o prazo inicial.