Na terça-feira (2), o Google recebeu autorização para realizar testes com drones em solo norte-americano. A iniciativa faz parte de várias ações que estão sendo divulgadas pela Casa Branca para incentivar o uso dos veículos aéreos não tripulados (vants).


Google recebe autorização para iniciar testes com drones. Eles poderão realizar entregas em locais remotos.

A Casa Branca não revelou onde os testes serão realizados, disse apenas que ocorrerão nas instalações da Administração Federal de aviação (FAA, na sigla em inglês).

Através do Project Wings, os drones irão realizar a entrega de cargas e viagens que estão fora do campo de visão do operador, que estará no solo. A empresa ainda irá desenvolver um sistema de gerenciamento de voo para drone de baixa altitude (120 metros). A Casa Branca especifica que tal plataforma será compartilhada com o poder público.

A Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês) irá destinar, durante cinco anos, o valor de US$ 35 milhões para financiar pesquisas relacionadas ao uso de drones para monitoramento, inspeção e reconhecimento. A Nasa irá apoiar a iniciativa.

A partir de 2018, o Departamento de Interior, que já faz uso de drones para debelar incêndios, também passar a usar aeronaves não tripuladas para missões de resgates. Já a parte de entregas em locais remotos terá início já no próximo ano.

Outras empresas, além do Google, fazem parte da iniciativa, entre elas:  Zipline Internacional, Ellumen, ASD Healthcare e a Bloodworks Northwest. Todas elas possuem o objetivo de realizar entregas em locais de difícil acesso, principalmente de materiais como medicamento e, se necessário, até sangue.