Nesta quinta-feira (21), o Facebook anunciou o primeiro voo teste do seu drone movido a energia solar, o Aquila. O avião não-tripulado tem como meta levar acesso à internet em locais de difícil acesso.

De acordo com a companhia de Mark Zuckerberg, após o avião concluir os seus testes, ele poderá circular por uma região de mais de 96 quilômetros de diâmetro, garantindo assim, conectividade em uma altitude de mais de 60 mil pés. Para conseguir o feito, é utilizado comunicação a laser e sistema de ondas milimétricas.


Facebook testa drone que será usado para distribuir internet em locais de difícil acesso.

O primeiro teste funcional apresentou bons resultados pra o voo de baixa altitude. O Aquila se manteve no ar por 96 minutos. Já no voo de altitude, o drone consumiu 2 mil watts de energia, ou seja, o equivalente a um secador de cabelo ou um micro-ondas. Além disso, o teste também gerou dados que poderão ser usados para melhorar o design do avião.


Drone quando estava sendo construído.

"Para alcançar nosso objetivo de conseguir sobrevoar uma região remota e entregar conectividade durante até três meses de cada vez, nós precisaremos quebrar o recorde mundial de voo não tripulado movido por energia solar, que atualmente tem autonomia de duas semanas", disse a companhia através do seu blog.

"Isso irá exigir significativos avanços em ciência e engenharia. E também irá exigir que nós trabalhemos em conjunto com operadoras, governos e outros parceiros para implantar estas aeronaves nas regiões onde serão mais efetivas", completou.