Vídeos falsos do Facebook continuam ameaçando usuários

Para atrair mais usuários do Facebook, os vídeos apelam para a curiosidade alheia, com títulos que prometem algo ou mesmo com notícias irreais.

Vídeos falsos do Facebook continuam ameaçando usuários

O Facebook, como bem sabemos, abriga inúmeros vídeos falsos, que servem atrair usuários e posteriormente aplicar algum tipo de golpe. De acordo com a ESET, vídeos em massa com títulos chamativos estão presentes nas timelines dos usuários. O objetivo é o mesmo: enganar o internauta para propagar malware e códigos maliciosos.

Para atrair mais usuários do Facebook, os vídeos apelam para a curiosidade alheia, com títulos que prometem algo ou mesmo com notícias irreais. Exemplos disso são: "Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra" e "Caso goleiro Bruno: após seis anos polícia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samúdio". 

O usuário, ao clicar em um desses vídeos falsos, acaba tendo o aparelho infectado com códigos maliciosos, que fazem com que o perfil da vítima também passe a compartilhar tais conteúdos.

Os cibercriminosos têm como objetivo roubar as sessões do Facebook, com isso, eles poderiam acessar a conta da vítima sem ter que usar senha. Deste modo, eles poderiam aplicar novos golpes com os amigos da rede social.

"A escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares", disse Camillo Di Jorge, presidente da ESET.

"Apesar do servidor utilizado na campanha estar nos Estados Unidos, o IP é compartilhado com mais de cinquenta domínios, que também têm o mesmo objetivo de roubar informações dos usuários", completa Di Jorge.

As dicas para não cair em golpe nas redes sociais, bem como em outros sites é a mesma. De acordo com a empresa de segurança, os usuários devem acessar à internet apenas com equipamentos que tenham alguma proteção proativa instalada. Além disso, é necessário evitar em clicar em links e anexos suspeitos, principalmente aqueles que contam com títulos chamativos, e principalmente com temas duvidosos. 

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Como excluir o Facebook definitivamente?
Redes sociais

Como excluir o Facebook definitivamente?

Aprenda a excluir a conta do Facebook definitivamente, e apagar todos os dados que nela constam. Lembre-se que este processo é irreversível e você não terá os dados de volta

Criador do Linux diz que redes sociais são doenças dos tempos modernos
Redes sociais

Criador do Linux diz que redes sociais são doenças dos tempos modernos

O desenvolvedor do Linux é conhecido pelo seu temperamento peculiar, até considerado rude por alguns. Ele diz que redes sociais são doenças dos tempos modernos.