Catástrofes naturais, como tempestades, alagamentos, desastres, entre outros episódios irão ganhar alertas e avisos públicos em serviços do Google, como o Google Now, Google Maps e também nas buscas online do Google Search.

O projeto é uma parceria com o Google e o Ministério da integração Nacional e o Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento. De acordo com a gigante das buscas, em uma situação extrema, quem estiver usando alguns dos serviços do Google, seja no computador ou smartphone, terá acesso a informações de como lidar com a situação. O recurso se chama "Avisos Públicos" e foi lançado nesta sexta-feira (22).

Assim sendo, o Google Avisos Públicos irá exibir dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ligado ao Ministério da Integração Nacional na tela dos três produtos. 

Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional, disse que a iniciativa poderá salvar vidas. "Com o serviço de Alertas Públicos vamos gerar informações de emergência, apoiar os profissionais envolvidos no atendimento e orientar a população, trazendo mais agilidade ao acesso e garantindo que a sociedade obtenha dados oficiais em tempo real", disse. 

Os órgãos serão os responsáveis por enviar alertas ao Google. Já a companhia terá a função de fazer com que tais mensagens de emergência fiquem visíveis.

"O serviço de Alertas Públicos ajudará os brasileiros a se prepararem melhor para situações sensíveis ao trazer as informações valiosas do INMET e do CENAD para ferramentas online que já fazem parte do dia a dia", explica Juliana Dib Rezende, gerente de parcerias do Google Brasil.

Os alertas poderão ser vistos nas páginas dos serviços do Google, bem como poderão ser acessados através da página de Avisos Públicos do Google. O sistema trabalhar com alertas vermelho, laranja e amarelo, dependendo da gravidade do que pode estar acontecendo.

Além do Brasil, o serviço também está disponível nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Colômbia, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas e Taiwan.