Google registra recorde de pedidos de governos sobre dados de usuários

Google informou que governos de várias partes do mundo realizaram um total de 40.677 pedidos.

Por Internet Pular para comentários
Google registra recorde de pedidos de governos sobre dados de usuários

De acordo com o Google, as solicitações de governos para conseguir dados de usuários junto ao Google registraram número recorde na metade 2015.

Em um relatório divulgado na segunda-feira (18), o Google informou que governos de várias partes do mundo realizaram um total de 40.677 pedidos, que estão associados a mais de 81 mil contas entre julho e dezembro de 2015.

Google registra recorde de pedidos de governos sobre dados de usuários

Nos seis meses anteriores ao período relatado, o Google registrou 35 mil pedidos, que estavam vinculados a quase 69 mil contas.

"O uso de nossos serviços aumentou a cada ano, assim como as solicitações de dados dos usuários", disse o Google. A empresa informou ainda que atendeu aos pedidos de 64% dos casos.

A maioria dos pedidos partiu dos Estados Unidos, somando 12.523 solicitações. A Alemanha aparece em segundo lugar (7.491), França (4.174) e Reino Unido (3.497).

O Brasil, por sua vez, aparece na oitava posição, com  912 pedidos, vinculados a 2.041 contas. Entre janeiro e junho de 2015, o governo brasileiro realizou 774 pedidos relacionados a 1.547 usuários.

"O respeito com a privacidade e a segurança dos dados armazenados pelo usuário é o que sustenta nossa abordagem de divulgação de dados em resposta a essas solicitações oficiais. Quando recebemos essas solicitações, nossa equipe as analisa para garantir que elas seguem os requisitos legais e as políticas da Google."

O Google disse que a entrega de dados é realizada de acordo com os processos legais dos países onde opera, isso tudo para manter a privacidade dos usuários.

"O Google se orgulha de ter saído na frente na publicação desses relatórios, ajudando a divulgar as leis e práticas de vigilância governamental no mundo todo", disse Richard Salgado, diretor legal do Google.

"Esta mudança ajuda a responder as preocupações sobre a capacidade dos não americanos de corrigirem reclamações relativas a dados coletados e armazenados pelo governo dos Estados Unidos sob a lei americana", disse Salgado sobre um acordo entre Estados Unidos e União Europeia sobre privacidade.

"De fato, as distinções que as leis de privacidade e vigilância dos Estados Unidos fazem entre cidadãos americanos e não americanos são cada vez mais obsoletas em um mundo onde as comunicações ocorrem principalmente em um meio global: a internet", completou.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.