A Apple está cada vez mais atenta à saúde dos seus usuários. Já em 2014, por exemplo, a empresa lançou o aplicativo de Saúde nativo no iOS 8. Para o iOS 10, a Maçã também anunciou que irá permitir que os usuários se inscrevam no registro norte-americano de doadores de órgãos.


Apple irá adotar sistema de doação de órgãos na próxima versão do seu sistema.

De acordo com Tim Cook, a ideia surgiu após Steve Jobs passar por momentos horríveis na espera de um transplante de fígado em 2009. A atualização deverá chegar em setembro, quando a Apple costuma apresentar seus novos produtos.


Steve Jobs foi a inspiração tanto do Facebook quanto da Apple.

Vale notar que a Apple não é a primeira a oferecer tal opção. Desde 2012 já oferece aos seus usuários a possibilidade de compartilhar seu status de doador de órgãos. Na página de ajuda da rede social há explicações claras sobre o procedimento. Na época de lançamento, Zuckerberg também disse que se inspirou na batalha de Jobs para adicionar a função.

O Brasil é destaque mundial de doação de órgãos, sendo que 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde. O que ainda dificulta as doações é realmente a falta de autorização das famílias para o procedimento. Pensando nisso, Facebook e Apple dão esse passo para unir doadores e quem realmente precisa de um órgão.

A iniciativa será lançada inicialmente nos Estados Unidos.