Seriados costumam ser os queridinhos na Netflix. Pensando nisso e, atendendo a pedidos, o Oficina da Net resolveu listar as 10 melhores séries disponíveis na Netflix na atualidade. Como parâmetro, utilizamos a nota do IMDb, um dos maiores sites sobre cinema e produções televisivas do mundo. Mas, como gosto é gosto e o que é bom para um pode não ser bom para o outro, decidimos ir além e foi aí que surgiu a ideia de fazermos um especial, listando o Top 10 de séries de acordo com os colaboradores aqui do Oficina da Net.

Desta forma teremos a opinião de diferentes pessoas e você terá diversas opções e poderá montar ou comparar com sua própria seleção. E o melhor disto tudo é que no final deste especial realizaremos uma enquete onde você, caro leitor, poderá nos ajudar a escolher as melhores séries entre as melhores que por aqui foram listadas.

Quem abriu o nosso especial foi o chefe de programação, Leonardo Moraes e o Top 10 do Léo você confere aqui. Nesta semana iremos conferir a lista do editor-chefe do Oficina, Márcio Bohrer e, em suas palavras, "será a melhor de todas". É, a modéstia não é o forte do Márcio, mas ele é boa pessoa e ficou mega empolgado enquanto produzia a lista que vocês conferem a seguir, me perguntando infinitas vezes quando que a postagem iria sair. E o nosso editor-chefe tem propriedade para falar sobre o assunto, definindo-se com um "seriemaníaco".

"Adoro falar de séries e fiquei muito feliz com o convite. Assim posso, como bom seriemaníaco, indicar as melhores para todos. =D Pois bem, confesso que tive que quebrar a cabeça para encaixar 10 séries bacanas na Netflix, afinal, dentre as que estão disponíveis no serviço de streaming ainda há pelo menos umas cinco de fora e que estariam, certamente, no meu top 10. Vamos lá", convida. Mas antes, conheça um pouco mais sobre o Márcio.


Ficha técnica do Márcio

Ah, o Márcio quis fazer um pouco de mistério, então ele listou as séries em ordem decrescente, sendo que a melhor de todas será a última listada por aqui. Segundo ele, esta é uma estratégia para garantir que todos leiam até o final. Além de selecionar os melhores seriados o Márcio ainda indicou porque acha que as produções merecem destaque (citações). Confira:

Dr. House

Pode parecer clichê, mas a série do rabugento médico destilando sarcasmo pelos corredores do hospital não é composta apenas de casos aparentemente impossíveis que são resolvidas em um ato de genialidade. Existe uma história por trás de todos os casos. Dr. House é uma série que pode ser, perfeitamente, assistida por episódios esporádicos e fora de ordem, mas para compreender e para fazer valer o enredo é importante seguir a cronologia. PS: Assisti de "cabo a rabo" duas vezes.

A série possui suas oito temporadas disponíveis na Netflix, contabilizando um total de 177 episódios. Como o Márcio já adiantou, o seriado gira em torno do D.r Gregory House, que se destaca não apenas por sua capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, mas também por seu mau humor, ceticismo e seu comportamento anti-social.

Dexter

Dexter foi a terceira série que acompanhei depois de "crescido". Orfão de Lost e Prison Break procurei em comunidades do Orkut dicas de quais séries assistir e a história de Dexter Morgan foi a escolhia. Uma sábia decisão. Suficiente para entrar em minha lista das top 10 séries da vida.

Dexter possui oito temporadas disponíveis na Netflix, contabilizando 96 episódios. Como a série já apareceu na lista do Léo, não vou me alongar muito. O seriado gira em torno de Dexter Morgan, o assassino em série mais querido das telinhas. 

Homeland

Quando um soldado americano é resgatado com vida do cativeiro no Iraque, ele se torna um herói, certo? Fique com essa dúvida para assistir Homeland. Uma série fantástica e vencedora de muitos prêmios. Fica a dica.

Das cinco temporadas produzidas até o momento, quatro estão disponíveis na Netflix, contabilizando 44 episódios. Na série, Carrie Mathison, um oficial de operações da CIA passou a acreditar que um fuzileiro americano, o sargento Nicholas Brody, prisioneiro de guerra da Al-Qaeda, passou para o lado inimigo e agora representa um significativo risco a segurança nacional. Será?

Better Call Saul

A trama para conhecer Jimmy McGill antes dele aparecer em Breaking Bad é uma das coisas mais legais que me ocorreu depois que a série principal terminou. Quem conheceu Saul Goodman em Breaking Bad, terá a chance de ver um lado completamente diferente e envolvente de Jimmy. Vale MUITO a pena.

Better Call Saul também já apareceu por aqui na lista do Léo. A série tem suas duas temporadas disponíveis na Netflix, contabilizando 20 episódios. A produção é um spin-off de Breaking Bad, outro seriado que costuma figurar no Top 10 de muitos fãs de séries. Na trama, o personagem principal é Jimmy McGill, antes de ele se tornar o advogado Saul Goodman, em Breaking Bad.

LOST

A primeira série que acompanhei não podia estar de fora, aliás, uma das melhores. Instigante, a viagem do Voo 815 da Oceanic Airlines não teve o mesmo fim da grande maioria. O que ocorre depois disso eu deixo para você conferir na série. Lost ganhou inúmeros prêmios e fica ainda mais esclarecedor quando você assiste a segunda vez. ;)

Todas as seis temporadas desta premiada série estão disponíveis na Netflix. Como o Márcio já adiantou, a trama gira em torno dos sobreviventes de um desastre aéreo, que estão perdidos em uma misteriosa ilha tropical.

Sherlock

Sherlock estava ali "dando sopa" no Netflix até que um dia resolvi assistir. De repente fixei os olhos nos personagens, pareciam familiares. Benedict Cumberbatch e Martin Freeman são incríveis. Eles conseguem fazer os longos episódios (120 minutos/cada) passarem rapidinho. Tão logo um capítulo termina, você já quer começar o próximo. Uma pena que a série tenha apenas 15 episódios. Torço para que venham mais em breve.

A série possui três temporadas disponíveis na Netflix, mas elas são bem curtinhas, cerca de três e quatro episódios por temporada.  O seriado é baseado nos contos de mistério de Arthur Conan Doyle. A narrativa se passa em Londres, no século XXI, onde o brilhante e de difícil personalidade, detetive Sherlock Holmes, anda pelas ruas procurando por pistas e desvendando segredos.

Luther

Sabe aqueles momentos em que você fica rodando pelas indicações da Netflix e por muitos dias um título lhe salta aos olhos? Luther foi assim. Me rendi. Que achado espetacular. Uma série curta e ao mesmo tempo intensa. Daquelas que faz você sair dali e procurar todos os trabalhos do ator principal, do diretor e outros destaques. E quem não conhece o talentosíssimo Idris Elba? Se você não o conhece, vai vê-lo estrelando grandes produções do cinema. Ele mesmo, músico, produziu um álbum especial sobre John Luther.

Três das quatro temporadas da série produzidas até o momento estão disponíveis no serviço de streaming, totalizando 18 episódios. O serido é sobre Jonh Luther, um detetive brilhante, que vive lutando contra os seus próprios demônios. 

Sons of Anarchy

Anos atrás ouvi falar da série de um grupo de motociclistas que faziam negócios nada ortodoxos para sobreviver. Cheguei a ver o primeiro episódio duas vezes e desisti. Mais tarde insisti na trama e fui surpreendido. Hoje a série está na lista de séries mais incríveis e recebe o prêmio de cena mais impactante de "séries da minha vida". E o que falar das trilhas musicais? Uma mais sensacional que a outra. Sons of Anarchy tem lugar no meu coração.

A série está completa na Netflix com sete temporadas e 92 episódios. Na trama, um grupo de motociclistas toma o controle da cidade de Charming, no norte da Califórnia, e enfrenta problemas com rivais, grupos racistas e com a própria lei.

 Vikings

Meu amor do momento, a série - que está na quarta - possui três temporadas disponíveis na Netflix. O processo introdutório dos personagens pode parecer chato, mas Vikings ganha emoção e uma identidade única com o passar dos episódios. Ela possui um "sabor" muito semelhante ao de Game of Thrones, por exemplo. Ragnar Lothbrok (interpretado pelo ator Travis Fimmel) é meu personagem favorito da atualidade. Aconselho fortemente que você pare tudo o que está fazendo agora e vá assistir Vikings.

Como o Márcio já adiantou, a série tem três temporadas disponíveis na Netflix, contabilizando 29 episódios. A trama acompanha a vida do Viking Ragnar Lothbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, em sua jornada para ampliar o domínio nórdico e desafiar um líder sem visão. 

Breaking Bad

Tenho muito orgulho de ter começado Breaking Bad sem indicação de amigos ou familiares, tomei iniciativa e não me arrependi. Se você gosta de acompanhar blogs para ver detalhes e curiosidades que perdeu de cada episódio, só terá mais consciência de que Breaking Bad é uma das mais geniais produções da história. Cada item em cena "diz" alguma coisa. A música, o figurante, a pichação na parede. TUDO. Contemplei essa obra prima duas vezes e não descarto vê-la novamente em breve. Você deveria fazer o mesmo.

O seriado, número um na lista do Márcio, possui 62 episódios disponíveis na Netflix, divididos em cinco temporadas. A trama gira em torno do químico Walter White, que além de estar cheio de problemas, descobre estar com câncer. Walter então abraça um vida de crimes, começando a produzir e vender metanfetaminas com um dos seus ex-alunos. A atividade, até então incomum em sua vida, passou a ser feita com o intuito de garantir o futuro financeiro de sua família, após sua iminente morte.

Este foi o Top 10 de séries do Márcio. E você, já assitiu alguma destas séries? Quais as suas prediletas? Conte para gente nos comentários!

Veja também: