O Facebook está fazendo mais uma mudança no feed de notícias da rede social. Nesta quarta-feira (29), a empresa revelou que começará a priorizar os conteúdos postados por amigos e familiares em vez de publicações de marcas, páginas oficiais ou mesmo veículos de mídia.

A empresa cita a dificuldade de gerenciar os conteúdos. "Quando lançamos o feed de notícias em 2006, era difícil imaginar o desafio que encaramos atualmente: muito mais informação do que qualquer pessoa é capaz de acompanhar", disse Adam Mosseri, vice-presidente do Facebook através de um comunicado online.


Facebook passará a exibir mais conteúdos de amigos e familiares no feed de notícias, deixando em segundo plano as outras publicações. 

De acordo com o Facebook, a mudança chega por conta da preocupação com os usuários. "Ouvimos de nossa comunidade que as pessoas ainda estão preocupadas em perder atualizações importantes dos amigos com os quais elas se preocupam. Para pessoas com muitas conexões isso é particularmente importante, à medida que muitas histórias estão lá para serem vistas", disse Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook.

Agora, o Facebook realizará mudanças e ajustes no seu algoritmo que decide o que aparecerá como prioritário no feed de noticias do usuário.

"Nosso sucesso é baseado em levar às pessoas as histórias que mais interessam a elas", escreveu Mosseri.  "Se você pudesse olhar milhares de histórias diariamente e escolher as 10 mais importantes para você, quais seriam? A resposta deveria ser seu feed de notícias."