Na quarta-feira (22), a Microsoft apresentou um projeto que tem como objetivo ajudar no combate a proliferação do vírus Zika e também de outras doenças causadas por mosquitos. Nomeado de Project Premonition, o programa tem como propósito acelerar o processo de identificação de infecções originadas por picadas e com isso garantir um sistema de prevenção para surtos da doença.

O projeto está sendo testado no Texas, nos Estados Unidos. Conforme os pesquisadores, o dispositivo é um grande passo para combater o avanço do Zika e também de outras doenças.

Como funciona

Os pesquisadores criaram um protótipo de uma armadilha que é capaz de capturar os mosquitos e ainda recolher amostras de sangue nas áreas afastadas dos grandes centros urbanos.


Pesquisador responsável pelo projeto da Microsoft.

Dois micro-processadores, que estão dentro do aparelho, são alimentados por baterias portáteis, que recolhem e enviam os dados automaticamente para a nuvem, e com isso, para o laboratório.

 "Para juntar todas essas informações, as armadilhas são equipadas com dois pequenos microprocessadores alimentados por baterias, reunindo dados que, em seguida, pode ser baixados por Wi-Fi e enviados para a nuvem". Ethan Jackson, pesquisador da Microsoft que lidera o Projeto Premonition

A máquina, além de avaliar a espécie do mosquito, também reconhece a data da captura do inseto, bem como outras informações importantes.

"Teremos uma infinidade de dados que nunca conseguimos antes sobre o comportamento dos insetos", disse ainda Ethan Jackson.

Com isso, o departamento de Saúde Pública do Condado de Harris espera ter informações mais precisas de onde encontrar os mosquitos que tem mais possibilidade de trazer danos à população, e assim, a equipe poderá se concentrar em tais áreas.

O objetivo, contudo, é combater um possível surto das doenças causadas por mosquitos, já que com a coleta será possível identificar onde os insetos estão concentrados.