O mundo tecnológico anda a uma velocidade bastante rápida. As redes sociais, que estão inseridas no meio, também deverão se adequar ao tempo. No futuro, a expectativa é que o Facebook, por exemplo, não contenha mais texto escrito como vemos hoje, mas sim, seja substituído por vídeos. A declaração foi feita pela executiva responsável pelas operações da plataforma na Europa, no Oriente Médio e na África, Nicola Mendelsohn, durante uma palestra em Londres, na terça-feira (14).


No futuro, os vídeos deverão dominar as redes sociais, incluindo o Facebook.

A constatação foi feita levando em consideração dados.  "Nós estamos vendo uma baixa constante na quantidade de texto a cada ano. Se eu fosse fazer uma aposta, eu diria: vídeo, vídeo, vídeo", afirma Mendelsohn. Assim sendo, a tendência é que os textos desapareçam aos poucos.

A análise também mostra os novos recursos criados ou testados pelo Facebook, como os comentários em vídeos ou mesmo as fotos em 360°, bem como os investimentos na área de realidade virtual.

Vale notar que Mendelsohn não é a primeira pessoa a fazer uma declaração do tipo. Mark Zuckerberg, CEO da rede social, já havia dito em uma ocasião que os vídeos estavam se tornando cada vez mais importantes para a rede social.

"A melhor forma de contar histórias no mundo, com tanta informação recebida, é o vídeo. Ele transmite um número maior de informações em um período menor, nos ajudando a digerir mais dados", disse.

De acordo com a executiva, o vídeo é um formato ágil e pode ser adequado a dispositivos móveis, que devem ser a plataforma mais utilizada ao longo dos anos.