Nesta terça-feira (14), o Google está prestando homenagem através do seu Doodle ao cientista que descobriu os tipos sanguíneos, Karl Landsteiner. Ele foi responsável por descobrir a existência dos tipos sanguíneos A, B, AB e O, e que as pessoas com o mesmo grupo de sangue ou sangue compatível podem receber transfusões uma das outras. Além disso, o cientista descobriu o fator RH.

Landsteiner nasceu em 14 de junho de 1868, na cidade de Baden, na Áustria. Ele faleceu em 1943, em Nova York, aos 75 anos.

A logo do Google foi substituída por uma tipografia vintage, que remete à época de Karl. Na gravura é possível ver um médico, com uma prancheta de anotações, com o característico bigode. Ao seu lado, uma mesa com vários tubos de ensaio contendo sangue. Por cima de cada tubo, glóbulos vermelhos, com as letras O, A, B e AB, que remetem aos tipos sanguíneos.

As pessoas que possuem o sangue O, por exemplo, são consideradas as doadoras universais, já que podem doar o seu sangue para qualquer indivíduo, porém, só podem receber o mesmo tipo sanguíneo.

Já as pessoas com o sangue AB, podem receber de qualquer tipo sanguíneo, porém, só podem doar para pessoas do mesmo tipo. Tais descobertas feitas pelo cientista já salvou a vida de muitas pessoas, e com isso possibilitou vários procedimentos cirúrgicos.

Em 1930, Karl Landsteiner, ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em razão da sua descoberta dos tipos sanguíneos. O cientista colheu o sangue de várias pessoas, isolou os glóbulos vermelhos, e realizou várias combinações entre plasma e glóbulos vermelhos. Em alguns casos, os glóbulos acabavam aglutinando. Landsteiner descobriu ainda o fator RH.

Sem dúvidas, o trabalho realizado por Karl Landsteiner foi muito importante para a humanidade.