No domingo (12), foi comemorado o dia da independência das Filipinas. Para celebrar a data, o Facebook espalhou a bandeira pelo país nas timelines dos filipinos. Porém, o que parecia uma bela homenagem, acabou se tornando uma grande gafe. A rede social inverteu as cores da bandeira, e com isso, colocou o país em guerra.


Posição das cores invertidas da bandeira filipina significa que país está em guerra. Ao perceber o equívoco, a rede social pediu desculpas aos usuários do país, alegando que o erro não foi intencional. Usuários também perceberam a inversão das cores, que deveria contar com o azul no topo e o vermelho na parte inferiior. 

A bandeira filipina conta, normalmente, com a cor azul no topo e a vermelha abaixo. Porém, de acordo com o jornal local "Philippine Star", as cores podem ser invertidas somente se o país estiver em guerra, o que não era o caso. Vários usuários também perceberam o equívoco da rede social.

"Facebook diz que nós estamos em guerra. Feliz dia da independência, Filipinas. Talvez nós realmente sejamos livres", disse uma usuária.

A declaração da Independência das Filipinas foi assinada em 12 de junho de 1898 e com isso, marcou o fim da dependência colonial da Espanha.

Ao perceber o erro, o Facebook pediu desculpa. A rede social, ao jornal, disse que "isso não foi intencional e pedia desculpas".

"Nós nos importamos profundamente com a comunidade das Filipinas e, em uma tentativa de conectar as pessoas no Dia da Independência, cometemos um erro", afirmou um porta-voz.