A equipe do Oficina da Net participou nesta quinta-feira, 09, do 18º Encontro Locaweb, no teatro do CIEE, em Porto Alegre. O evento anual, que circula pelas principais capitais brasileiras, tem como objetivo difundir conhecimento entre os profissionais de Internet e empreendedores além de incentivar o networking e ampliar o contato entre clientes e fornecedores. Nesta edição o sucesso do encontro foi comprovado pelo recorde de público capital rio-grandense: mais de 600 participantes! Os gaúchos não se intimidaram com as baixas temperaturas e fizeram questão de conferir as palestras.


Edição do evento na capital gaúcha teve mais de 600 participantes. Foto compartilhada no Instagram da Locaweb.

Nesta edição, 17 palestrantes levaram conteúdo de qualidade abrangendo assuntos voltados para a área de programação, empreendedorismo digital, mídias online, marketing e mercado. Entre as palestras destaque para a da escritora e consultora, Martha Gabriel que falou sobre Growth Hacking. Primeiro é preciso ressaltar que a Martha Gabriel tem um currículo de dar inveja em qualquer profissional: engenheira, escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de 5 livros, CEO da Martha Gabriel Consulting & Education, professora de MBA e pós graduações, já apresentou mais de 70 palestras no exterior e 4 TEDxPremiada como estudante, profissional, palestrante, artista, professora e pesquisadora. Entendeu como não exagerei sobre o currículo dela? Então, essa já seria um motivo e tanto para querer ouví-la, mas, não bastando isso, o conteúdo explanado por ela desvendou o que há por trás das empresas do Vale do Silício e o que mais garante sucesso a uma startup: o Growth Hacking. Segundo a palestrante, esse conceito deve ser aplicado no sentido de focar apenas no crescimento da empresa, deixando para outra pessoa a preocupação com valores, vendas e resultados. Martha ainda ressaltou que a criatividade é melhor desenvolvida quando há pouco dinheiro, e talvez seja este o motivo do sucesso de muitas startups que começam do zero, com o mínimo de investimento. 


Martha Gabriel ampliou o conhecimento dos participantes do 18º Encontro Locaweb

Outra palestra bastante interessante foi a do fundador da escola de empreendedores Para o Alto e Avante, Pedro Superti. Com mais de 16 anos de mercado, especialização nos EUA e Japão, Superti é um dos maiores especialistas em Marketing de Diferenciação do País. No 18º Encontro Locaweb ele explicou, em um bate papo bem descontraído, a importância de ser único para ser reconhecido, valorizado e desejado. "Ser diferente torna a sua concorrência irrelevante", ressaltou Pedro Superti. Além disso, ele apontou algumas perguntas que devem ser feitas para encontrarmos o motivo que faz com que um serviço, profissional ou produto seja realmente diferenciado. 


Pedro Superti falou sobre marketing de diferenciação

O encerramento do evento ficou por conta do Maurício Cid do blog Não Salvo que, com muito humor, falou do poder do conteúdo viral. Um dos exemplos citados pelo Cid durante a palestra  foi o desafio aceito que é um espaço onde os leitores podem encaminhar uma espécie de desafio a ele. Entre as tantas ações já realizadas pelo Não Salvo e mencionadas pelo Cid está a incrível história do brasileiro Wendell Lira: um desconhecido jogador de futebol que desbancou, em janeiro de 2016, nada menos que o Linoel Messi no prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito do ano. Você deve lembrar desta história, mas caso não saiba vale a pena entender como o Não Salve conseguiu essa façanha. Exemplos como esse mostram o poder da internet e o quanto podemos mobilizar através dela.


Cid, do Não Salvo, arrancou muitas risadas em sua palestra de encerramento

De forma divertida e com muito conteúdo relevante se encerrou o 18º Encontro Locaweb realizado em Porto Alegre. A equipe do Oficina da Net já aguarda a próxima edição do evento no ano que vem.