Na quarta-feira (1), o Instagram anunciou o lançamento de novas funcionalidades para ajudar as empresas para promoverem as suas marcas, produtos e serviços na rede sociais. As novidades chegam após várias empresas utilizarem o Instagram para manter contato com os seus clientes.

A nova ferramenta fornece informações com detalhes sobre quem são os seguidores, incluindo a idade, localização, gênero e ainda quando estão online. Também é possível visualizar quantas pessoas visualizaram cada um dos posts da página e ainda o tempo médio que os seguidores ficam no Instagram. Com isso, fica mais fácil determinar um melhor horário para postar as novidades da empresa, por exemplo.

A companhia também revelou o Promote, que possui a função de transformar os posts normais em anúncios. Através do recurso, a empresa será convidada a investir uma pequena quantia em dinheiro para promover seus posts e assim alcançar um número maior de seguidores. Através da funcionalidade é possível selecionar o público-alvo e ainda incorporar botões de ação. As empresas poderão ainda inserir em seus perfis o botão de contato, que deixará a interação entre marcas e usuários mais simples.

O Instagram adicionou estas novas ferramentas após o feedback de várias marcas que gostariam de ter um maior controle sobre os seus seguidores.

De acordo com James Quarles, líder do Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Marcas do Instagram, o que motivou a rede social a criar tais recursos foi a grande quantidade de anunciantes, sendo que há mais de 200 mil anunciantes ativos por mês, tendo como maioria pequenas e médias empresas.

Os primeiros países que receberão a novidade serão os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com o Instagram, os recursos estarão disponíveis para os outros países até o final deste ano.