Os golpes online estão por toda a parte. Desta vez, um que envolve o WhatsApp. Uma versão do mensageiro está sendo oferecida aos usuários, trata-se de uma edição especial do aplicativo, que está aberta para usuários "selecionados". Assim, com apenas um download o usuário teria novas funcionalidades. Porém, em vez de novos atrativos, o que ele recebe mesmo é um malware capaz de roubar dados e ainda continuar proliferando a praga.

O golpe não é recente, no entanto, nas últimas semanas tem tido um notório crescimento. A promessa é que o chamado WhatsApp Gold, que também é visto como  "Golden", contaria com funções de chamadas em vídeo, possibilidade de apagar mensagens enviadas e até após serem lidas pelo destinatário, bem como emojis exclusivos, envio de imagens em lotes e ainda segurança incrementada.

O download da edição ocorre somente para convidados através de um site, que pode ser acessado através do smartphone e com isso permite a instalação da atualização. Porém, como bem mencionados aqui, tudo é falso, esse privilégio não existe para nenhum usuário. A verdade é que um malware é instalado e imediatamente encaminha a mensagem sobre a versão Gold para os demais contatos do mensageiro, e assim, fazendo mais vítimas. Através da ativação do malware, vários problemas podem ser criados ao usuário, principalmente deixando ele vulnerável aos cibercriminosos.

Por isso, ao receber esse tipo de mensagem, o ideal é não clicar no link e deletá-lo imediatamente. Também é importante comunicar a pessoa que está repassando a mensagem, já que é bem provável que ela nem saiba que está fazendo isso. Também é importante deixar o antivírus e outros softwares de proteção sempre ativados e atualizados. Por fim, desconfie sempre de ofertas inusitadas.