Para atrair possíveis vítimas, os golpistas virtuais usam vídeos falsos que prometem mostrar imagens íntimas de pessoas famosas, porém, como bem disse, nada não passa de um chamarisco. A Kaspersky Lab, na terça-feira (24), emitiu um novo alerta de que a cantora Anitta vem tendo a sua imagem vinculada a tais vídeos para possíveis golpes no Facebook.

Entre os golpes mais usados aparece um suposto vídeo íntimo com falsos links do YouTube. Além desse tipo de atrativo, também circulam pela rede social supostas filmagens de traições com câmeras escondidas. Mas cuidado! Tudo não passa de um modo de chamar a atenção dos usuários da rede.

O método usado pelos cibercriminosos é simples. Assim, para despertar a curiosidade dos internautas, um link é postado com uma imagem com um trecho quadriculado, insinuando que existe "algo mais". No caso de Anitta, a imagem refere-se a um show da cantora, em que ela está fazendo um passo de dança com um de seus dançarinos.

 O usuário, ao clicar em um desses "vídeos" acaba sendo  transportado para outra página, em que deverá apresentar informações para poder acessar o suposto vídeo. Enfim, após conseguirem os dados do usuário, obviamente, o vídeo não irá aparecer, já que é falso, e não existe.

Infelizmente, após o usuário realizar os passos solicitados pelos golpistas, o vídeo em questão acaba sendo republicado em mais contas, e com isso, a disseminação é ainda maior.

"Ao conquistar o controle dos perfis e conseguir os dados pessoas dos proprietários, o criminoso passará a ter uma base gigantesca de contas comprometidas, que poderão ser vendidas a golpistas interessados ou serem usadas para disseminar outras campanhas. Todo o processo acontece dentro da rede social, com a instalação da aplicação maliciosa no perfil da vítima", explica Fabio Assolini, analista senior de segurança da Kaspersky.

Como podemos nos proteger?

A primeira medida para se proteger é a desconfiança, então, nada de clicar nesse tipo de link. Porém, caso você tenha clicado, é necessários ir na opção de aplicativos e remover todos os desconhecidos. A Kaspersky já identificou alguns: "aeroplay.top", "aguiavideos.top" e "asiavideos.top".

Os especialistas indicam ainda a troca de senha de acesso para a rede social após a remoção.