O Facebook, como sabemos, está sempre inovando, testando novidades aos seus milhares de usuários. Desta vez, a rede social de Mark Zuckerberg está avaliando alternativas para melhorar o feed de notícias, e com isso deixa-lo menos congestionado. Para isso, a alternativa apresentada é separar os conteúdos das pessoas e páginas de fãs que seguem em categorias diferentes e customizáveis.

Os usuários, a partir das mudanças, poderão ver apenas o que desejam, mas sem perder o acesso a outros tipos de informações ou mesmo deixar de ver posts.


Atual feed de notícias não agrada todos usuários, por isso, Facebook começou a testar novo modelo de exposição, desta vez, separado por categorias de interesse. Ainda não se sabe quando a versão será liberada para todos.

O Facebook não apresentou a novidade oficialmente, ela apenas foi descrita por uma das pessoas que a recebeu como teste, o social media GJ Kooijman, de Amsterdã.

Kooijman explica que o recurso é totalmente customizável, o que permite a criação de grupos sobre diversos assuntos, como viagens, notícias e comidas. Também é possível fazer listas mais específicas dentro de cada tema.

Ao criar as suas próprias categorias e navegar pelo feed completo, o usuário irá encontrar tags em cada post com indicativo a que bloco pertencem, o que irá facilitar a identificação.

Ainda não se sabe quando tais categorias serão liberadas para outros locais do mundo e nem mesmo se o design mostrado por Kooijman será mesmo a versão final que o Facebook irá adotar.