A Netflix é o serviço de streaming mais popular entre os brasileiros e a partir de agora é possível acompanhar a velocidade de conexão de sua internet enquanto você assiste filmes e séries na plataforma. A ferramenta Fast, uma espécie de velocímetro da internet, chegou nesta quarta-feira, dia 18, para os usuários do canal de todo o mundo, inclusive do Brasil.

Com o recurso, que está disponível não apenas a assinantes do canal, é possível verificar a velocidade de conexão de forma simples, rápida e gratuita e desta forma checar se a sua rede doméstica está adequada para assistir a filmes, séries, documentários e shows de maneira online, seja em computadores, Smart TVs ou smartphones e tablets. Isto porque ele pode ser usado para rede via cabo no computador ou direcionado a dados móveis nos telefones celulares.

Alguns usuários da Netflix enfrentam problemas na hora de assistir seus vídeos, isto ocorre devido a lentidão na conexão. Para que a plataforma opere de forma eficiente, sem travamentos ou demora para carregar, é necessária uma taxa de conexão de qualidade. A transmissão de dados com menos de 2Mbps já é considerada baixa. Então, para medir estes dados e saber se a velocidade de download é adequada ao serviço, também averiguar se a sua operadora está entregando a velocidade do pacote contratado, o Fast é a mais nova opção de ferramenta. Pois com ele é possível descobrir a velocidade média de download da conexão usada para baixar os vídeos do serviço de streaming.

A informação referente a velocidade de conexão é fornecida em poucos segundos e é feita por meio de diversos downloads de arquivos localizados nos servidores da própria Netflix. A taxa de download aparece em Mbps e pode ser repetido quantas vezes for necessário.

Leia também:

Como usar o recurso

O velocímetro da Netflix é simples de usar. Para fazer uso dele é só acessar o site do recurso, Fast.com, pelo navegador do seu dispositivo, seja ele móvel ou no computador e na Smart TV. A análise será iniciada automaticamente, basta aguardar o resultado. Para medir novamente é só clicar na seta localizada na lateral da ferramenta. O resultado pode ser comparado com a média de velocidade local e no mundo, pelo site Speedtest.net

Quem pode usar

O Fast é gratuito e pode ser utilizado por qualquer dispositivo conectado e que possua um navegador, como smartphones, tablets, computadores e Smart TVs. Não é necessário ser assinante da Netflix.