Agora, os usuários do Android poderão usar o Google Tradutor em qualquer aplicativo no sistema. A revelação foi feita por Barak Turovisk, Líder de Produto do aplicativo de tradução do Google. A atualização será disponibilizada aos usuários no decorrer dos dias.


Google Tradutor ganha várias melhorias. Usuários poderão traduzir qualquer palavra em aplicativos Android.

Assim, a versão 5.0 do aplicativo disponibiliza a tradução de palavras mostradas em qualquer aplicativo, apenas selecionando-as, e após pressionando a "bolha" do Google Tradutor e por fim selecionando as línguas desejadas. O recurso em questão foi nomeado de "Toque para traduzir", e será compatível com qualquer aparelho Android que rode a versão 4.2 ou superior.

Para completar, no recurso "Word Lens", o aplicativo ganhou uma vigésima nona linguagem: o chinês. Com isso, os usuários poderão usufruir do recurso de tradução em tempo real, apontando a câmera de um aparelho Android para onde deseja traduzir, como rótulos, placas, documentos, entre outros.

O Modo Offline de tradução é outra novidade. Assim, o recurso passará a usar pacotes com até 90% a menos de tamanho. Para ativar o modo offline é necessário apenas tocar na seta que fica próxima ao nome da linguagem que o usuário precisa traduzir. O modo offline de tradução, atualmente, conta com 52 opções de linguagem.

Por enquanto, o recurso "toque para traduzir" está disponível apenas para usuários Android. Porém, as 52 linguagens para tradução offline quanto para o chinês no "World Lens" já podem ser encontrados para o sistema da Apple.