Nesta quarta-feira (11), o Instagram começou a exibir o seu novo visual. Para início, a rede social de fotos recebeu uma nova logo, que irá substituir a antiga versão azul em todas as aplicações e também comunicações da empresa. O mesmo vale para os aplicativos auxiliares, como o Layout, Boomerang e Hyperlapse. Desde 2011, quando foi lançado, esta é a primeira grande mudança de visual que o Instagram sofre.

Com a mudança, o quadrado azul de uma só cor é substituído por uma versão mais viva e colorida, que usa gradiente e servirá de orientação para todos os serviços da companhia. Com a mudança, o Instagram disse que pretende tornar o visual de suas plataformas mais simples, de forma a não roubar atenção das fotos, que tem foco na plataforma.

Na interface, a barra azul na parte superior da tela é substituída por uma versão em branco, com o restante do layout da rede social com links e ícones em preto. As notificações de curtidas, mensagens e ainda novos seguidores permanecem em laranja. Os botões também não sofreram alterações, continuam nos mesmos locais.

"O design mais simples coloca o foco nas fotos e nos vídeos, sem mudar a navegação do app", explica o Blog do Instagram.

Ian Spalter, diretor de design do Instagram, disse que a adição de cores e as modificações nos ícones e interfaces apenas refletem nas mudanças que a rede social passou desde o seu lançamento. A rede passou de um local apenas de publicação de fotos para um ambiente diversificado, com a possibilidade de encontrar amigos, pessoas com interesse em comum e ainda a possibilidade de acompanhar vários eventos e celebridades.

As recentes alterações são provenientes de mais de um ano de trabalho. A atualização está disponível para Android e iOS, e será liberada aos poucos durante as próximas semanas. Todo o processo é automático e gratuito.

No Instagram, todos os dias, ao todo são compartilhadas mais de 80 milhões de imagens e vídeos.