No domingo (8), no Brasil e também em outros locais no mundo, comemorou-se o Dia das Mães. Sempre antenado nas datas comemorativas, o Facebook aproveitou a data e incluiu uma nova "reação", ou seja, uma florzinha roxa. Tanto nos posts quantos nas conversas através do Messenger é possível enviar várias florzinhas. O objetivo da rede social era de que os filhos pudessem deixar as conversas com as mães mais delicadas.

A nova reação pode ser vista em várias postagens. O botão chama-se "Gratidão" e os usuários logo começaram a usar. Até uma página no Facebook foi criada  (facebook.com/Botaogratidao)  em homenagem a flor roxa.

No Twitter a flor do Facebook fez sucesso através da hashtag #ficaflorzinha. A notícia que a flor duraria até o Dia das Mães causou alvoroço entre os usuários da rede, e muitos pediram a permanência da nova reação.


Muitas brincadeiras e piadas surgiram após a flor roxa surgir no Facebook, mesmo assim, vários usuários solicitam a permanência da nova reação.

Bom, o pedido dos usuários parece mesmo que surtiram efeito, já que a flor permanece até então. Porém, a assessoria de imprensa do Facebook Brasil disse que a flor é temporária e logo deverá desaparecer. "Apesar das pessoas não poderem mais usar o botão, a flor continuará aparecendo nos posts que foram reagidos com ela", disse o porta-voz da empresa.

Esta é a primeira vez que o Facebook testa uma reação temporária, três após incrementar o botão curtir com novas emoções: Amei, Haha, Uau, Triste e Grr.