O √≥timo smartphone da Asus √© uma das melhores op√ß√Ķes custo/benef√≠cio do atual mercado. UM smartphone com 4 GB de mem√≥ria RAM, bateria de 3000 mAh de pot√™ncia e um processador Intel que briga de igual para igual com os melhores Snapdragon atuais. A soma destes itens d√° ao usu√°rio muita seguran√ßa em adquirir tal produto. Confira o review completo do Zenfone 2.

Quem pode mudar a situa√ß√£o diante da autonomia do bateria, por exemplo, s√£o os usu√°rios. Podemos classificar estes usufrut√°rios como: O "super moderado", o "moderado" e o "bota pra derreter". As a√ß√Ķes destes tr√™s tipos distintos de usu√°rios pode modificar significativamente o desempenho do Zenfone 2.

Enquanto o usuário "Super moderado" faz uso dos Zenfone para conferir esporadicamente o Whatsapp, passar pela timeline do Facebook e faz uma foto ao dia pra postar no Instagram, o "Moderado" faz as mesmas coisas - porém com intensidade pouco maior. Soma-se ainda uma hora (no máximo) de jogos ou leitura. 

O "bota pra derreter", no entanto, já começa a sugar a carga da bateria ao acordar de manhã, confere todas as redes sociais, faz uma transmissão de todo seu café da manhã e atividade física, filosofa no Snapchat e não possui tempo ocioso porque precisa conferir tudo de novo e ainda jogar aquele game simples/viciante da Google Play.

Principalmente para esta terceira op√ß√£o de cliente, o pobre Zenfone 2 passa perrengues para suportar n√£o s√≥ a bateria como tamb√©m as fun√ß√Ķes multi-tasking e de processamento gr√°fico. Ent√£o como aumentar ao menos um pouco a vida di√°ria da bateria?

Como acessar?

Com o smartphone na m√£o, v√° em configura√ß√Ķes. Existem duas formas para tal: uma delas √© acessar o Menu principal > Ferramentas > Configura√ß√Ķes. A outra √© descer a barra de notifica√ß√Ķes e clicar sobre o bot√£o das configura√ß√Ķes. Dentro das configura√ß√Ķes, procure pela op√ß√£o Gest√£o de energia.

Desempenho / Normal / Economia / Super Economia??

A Asus disponibiliza pelo menos quatro modos de economia de energia para que o usuário faça a melhor escolha diante de cada situação do seu dia. Além dos pré-definidos, você ainda pode personalizar um modo totalmente seu pelo Modo Personalizado (que permite definir o consumo de carga pelo CPU, Brilho da tela e da Rede).

No Modo de Desempenho, obviamente, os níveis de brilho da tela ficam altos e o smartphone arruma seu hardware para extrair a máxima performance do aparelho. Este modo é ideal para quem quer passar por um período de jogativa, mas o usuário deve estar ciente que tal modo acaba drenando a bateria mais rapidamente.

No Modo Normal (a qual eu uso) o smartphone tem suas configura√ß√Ķes voltadas para o consumo inteligente da CPU e do Brilho da tela. Este modo √© o mais recomendado para quem usa o smartphone de forma moderada. Em caso de necessidade, voc√™ pode recorrer ao modo de economia de energia ao fim do dia, em busca se uma sobrecarga final.

O Modo Economia de Energia vai desativar as principais fun√ß√Ķes de Wi-fi e notifica√ß√Ķes enquanto o Zenfone est√° com a tela desativada, oferecendo um real ganho de desempenho final do smartphone. Por√©m, devo lembrar, que toda vez que voc√™ for checar as notifica√ß√Ķes, o telefone vai fazer toda a atualiza√ß√£o das redes sociais para receber as mensagens.

Já o Economia Super está destinado para quem usou muito o celular durante o dia, tem ainda uma viagem pela frente e não pode, em hipótese alguma, ficar sem comunicação. O Economia Super mantém apenas o serviço de telefone, SMS e alarmes ativos, portanto, SEM internet. Este sacrifício pode ser crucial quando em situação de emergência, não é mesmo?

Troca inteligente

No Troca inteligente você pode programar seu smartphone para entrar em modo de economia de energia quando a bateria estiver abaixo da faixa estipulada (10%, 20%, 30%, etc...) ou que ela inicie em determinado horário como, por exemplo, no período da noite, em que você está dormindo.

Dicas do M√°rcio

Desde que uso smartphones, sei que suas baterias não utilizam mais o Níquel em sua composição, portanto não sofrem mais do Efeito memória (falei mais sobre isso no artigo: Baterias de smartphones e tablets viciam?), então sei que está liberado para colocar o celular para carregar junto com você ao deitar para dormir. Dessa forma, você evita o constrangimento de ter de espetar o smartphone nas tomadas de todo mundo.

CASO você tenha um carregador em casa e outro no trabalho, pode ainda dar uma sobrevida na bateria com alguns minutos enquanto trabalha, livre de preocupação. Se o carregador for Turbo, então, só maravilha.

Gostou das dicas? compartilhe com os amigos e fortaleça nosso trabalho. Um abraço.