O ótimo smartphone da Asus é uma das melhores opções custo/benefício do atual mercado. UM smartphone com 4 GB de memória RAM, bateria de 3000 mAh de potência e um processador Intel que briga de igual para igual com os melhores Snapdragon atuais. A soma destes itens dá ao usuário muita segurança em adquirir tal produto. Confira o review completo do Zenfone 2.

Quem pode mudar a situação diante da autonomia do bateria, por exemplo, são os usuários. Podemos classificar estes usufrutários como: O "super moderado", o "moderado" e o "bota pra derreter". As ações destes três tipos distintos de usuários pode modificar significativamente o desempenho do Zenfone 2.

Enquanto o usuário "Super moderado" faz uso dos Zenfone para conferir esporadicamente o Whatsapp, passar pela timeline do Facebook e faz uma foto ao dia pra postar no Instagram, o "Moderado" faz as mesmas coisas - porém com intensidade pouco maior. Soma-se ainda uma hora (no máximo) de jogos ou leitura. 

O "bota pra derreter", no entanto, já começa a sugar a carga da bateria ao acordar de manhã, confere todas as redes sociais, faz uma transmissão de todo seu café da manhã e atividade física, filosofa no Snapchat e não possui tempo ocioso porque precisa conferir tudo de novo e ainda jogar aquele game simples/viciante da Google Play.

Principalmente para esta terceira opção de cliente, o pobre Zenfone 2 passa perrengues para suportar não só a bateria como também as funções multi-tasking e de processamento gráfico. Então como aumentar ao menos um pouco a vida diária da bateria?

Como acessar?

Com o smartphone na mão, vá em configurações. Existem duas formas para tal: uma delas é acessar o Menu principal > Ferramentas > Configurações. A outra é descer a barra de notificações e clicar sobre o botão das configurações. Dentro das configurações, procure pela opção Gestão de energia.

Desempenho / Normal / Economia / Super Economia??

A Asus disponibiliza pelo menos quatro modos de economia de energia para que o usuário faça a melhor escolha diante de cada situação do seu dia. Além dos pré-definidos, você ainda pode personalizar um modo totalmente seu pelo Modo Personalizado (que permite definir o consumo de carga pelo CPU, Brilho da tela e da Rede).

No Modo de Desempenho, obviamente, os níveis de brilho da tela ficam altos e o smartphone arruma seu hardware para extrair a máxima performance do aparelho. Este modo é ideal para quem quer passar por um período de jogativa, mas o usuário deve estar ciente que tal modo acaba drenando a bateria mais rapidamente.

No Modo Normal (a qual eu uso) o smartphone tem suas configurações voltadas para o consumo inteligente da CPU e do Brilho da tela. Este modo é o mais recomendado para quem usa o smartphone de forma moderada. Em caso de necessidade, você pode recorrer ao modo de economia de energia ao fim do dia, em busca se uma sobrecarga final.

O Modo Economia de Energia vai desativar as principais funções de Wi-fi e notificações enquanto o Zenfone está com a tela desativada, oferecendo um real ganho de desempenho final do smartphone. Porém, devo lembrar, que toda vez que você for checar as notificações, o telefone vai fazer toda a atualização das redes sociais para receber as mensagens.

Já o Economia Super está destinado para quem usou muito o celular durante o dia, tem ainda uma viagem pela frente e não pode, em hipótese alguma, ficar sem comunicação. O Economia Super mantém apenas o serviço de telefone, SMS e alarmes ativos, portanto, SEM internet. Este sacrifício pode ser crucial quando em situação de emergência, não é mesmo?

Troca inteligente

No Troca inteligente você pode programar seu smartphone para entrar em modo de economia de energia quando a bateria estiver abaixo da faixa estipulada (10%, 20%, 30%, etc...) ou que ela inicie em determinado horário como, por exemplo, no período da noite, em que você está dormindo.

Dicas do Márcio

Desde que uso smartphones, sei que suas baterias não utilizam mais o Níquel em sua composição, portanto não sofrem mais do Efeito memória (falei mais sobre isso no artigo: Baterias de smartphones e tablets viciam?), então sei que está liberado para colocar o celular para carregar junto com você ao deitar para dormir. Dessa forma, você evita o constrangimento de ter de espetar o smartphone nas tomadas de todo mundo.

CASO você tenha um carregador em casa e outro no trabalho, pode ainda dar uma sobrevida na bateria com alguns minutos enquanto trabalha, livre de preocupação. Se o carregador for Turbo, então, só maravilha.

Gostou das dicas? compartilhe com os amigos e fortaleça nosso trabalho. Um abraço.