Os medidores de conexão sempre foram muito válidos para que os usuários da internet fixa pudessem conferir junto às operadoras se o serviço contratado está mesmo sendo entregue. A tecnologia evoluiu e hoje os dispositivos móveis fazem trabalho tão relevante quando os Desktops pra conferir a qualidade da conexão em um ponto fixo, bem como em pontos diversos de uma casa, por exemplo.

Não é raro você se deparar com uma internet lenta, site que demora para carregar, download que demora muito, entre outras situações. É claro, em muitas delas o problema está no site ou no download. Mas a sua conexão também pode estar sobrecarregada ou sofrendo com uma redução. Para ambos os casos, você abre um navegador e procura por um site que faz esta verificação da conexão para você, certo?

Agora estamos na era do dispositivos mobile e os speedtesters não ficaram para trás, muitas empresas oferecem o serviço de medir sua conexão de forma gratuita e eficaz. Hoje vamos testar um novo app que está disponível em mais de 11 idiomas e aparenta ser muito bom. É o nPerf. Vamos lá?

O nPerf está disponível na web pelo endereço www.nperf.com. Ele também possui uma versão Mobile e mede não só a conexão Wi-Fi de até 1Gb como também as conexões 3G e 4G.

No mobile você pode encontrar o nPerf para Android, iOS e também para Windows Phone. O app possui torno de 500 mil downloads, nota 4,4 na Google Play e mais de 5000 reviews de usuários. A maioria dos reviews é de 5 estrelas para o aplicativo.

A empresa oferece um teste de internet completo - teste de vídeo, teste de browser e um mapa de cobertura da conexão.

No Google Play você encontra o app assim:

Depois de aceitar os termos e serviços do app. Você já pode começar a testar sua conexão.

O teste completo inclui o speedtest, que vê a taxa de bits que sua conexão faz para download, upload e a latência. Também Faz o teste de Browser e registra o tempo de carregamento dos 5 sites mais visitados no Brasil segundo a classificação Alexa. Depois ainda testa a velocidade em que sua conexão consegue rodar um vídeo em 240p, 360p e 720p (hd) - sempre identificando o nome da Conexão, Provedor e da Rede local.

Depois do teste, o app exibe na tela sua pontuação, oferendo a possibilidade de comparar com as médias nacional e local.

O nPerf ainda possui uma notificação - que pode ser desabilitada - que mostra o consumo de download e upload e tempo real. Obs: esta opção é bastante interessante se você está paranoico quanto aos gastos de dados, mas no meu caso, resultou na drenagem da bateria. =/

É possível também conferir o Mapa de cobertura - que permite comparar redes em lugares que você costuma frequentar. Dá para ver na imagem abaixo, captada pelo site do nPerf, a cobertura da rede 4G da Vivo em São Paulo, Capital. Você pode alterar a operadora para ver a cobertura na sua área.

Você também pode ver o histórico de verificações e alterar nas configurações alguns parâmetros que ajudam na precisão da verificação, como o valor do plano mensal que você contrata, o dia de repor a zero o início do ciclo e o tipo de conexão a ser testada (Celular ou Wi-Fi).

Gostei bastante da quantidade de informações que o nPerf dá para os usuários, ele é mais que um simples testador de conexão e certamente faz jus à nota que recebe nas lojas de apps.

Pra fazer download do nPerf, clique na respectiva loja de seu smartphone. Conte sobre sua experiência nos comentários. Um abraço.