A Índia costuma ser palco recorrente de impiedosos ataques contra mulheres. Muitas delas já foram vítimas de violência, culminando, inclusive, na morte. Pensando na proteção de cada uma delas, todos os celulares vendidos na Índia, a partir de 2017, deverão contar com um botão de pânico.

A medida, que tem como objetivo coibir a violência contra as mulheres no país, exige que as fabricantes instalem a funcionalidade nos botões 5 ou 9. Para pedir socorro, a mulher teria apenas que manter o dedo pressionado sobre um desses números.


Na Índia, mulheres encontram dificuldades para saírem sozinhas devido ao grande perigo de serem atacadas. Vários casos ganharam repercussão mundial.

O recurso começará a ser obrigatório a partir de primeiro de janeiro de 2017, já a obrigatoriedade de um sistema de GPS, que será capaz de localizar a vítima, deverá estar disponível para todos os aparelhos em 2018.

Na Índia, a medida passará a ser adotada após uma série de estupros coletivos registrados e também outras formas de agressão. De acordo com estatísticas oficiais, somente em 2014 foram registrados 330 mil casos, ou seja, 9% a mais que no ano anterior.

A ideia do botão, segundo a Bloomberg, partiu de Maneka Gandhi, ministra do desenvolvimento das mulheres e das crianças na Índia.

Ainda não se sabe para onde esses pedidos de emergência seriam reportados, se será para a própria polícia ou um novo departamento especializado será criado.

"A tecnologia existe para tornar a vida humana melhor. E o que seria melhor do que usá-la para aprimorar a segurança das mulheres?", afirmou em um comunicado o ministro das Comunicações Ravi Shankar Prasad.