Neste final de semana, um dos balões de internet do Google, que faz parte do Project Loon, acabou caindo em uma fazenda no Chile. As autoridades estão investigando o caso. O incidente ocorreu nas proximidades da cidade de Los Ángeles, que fica a 500 quilômetros ao sul da capital Santiago.


Google afirma que queda de balão foi planejada e estava sendo observada para não oferecer riscos. Mesmo assim,  o local foi interditado e autoridades chilenas irão investigar o episódio.

O Google informou que a queda já era esperada, mesmo assim, a polícia cercou a área para realizar as investigações. A gigante disse ainda que o balão havia completado um voo de testes, e que estava  controlando para que a queda fosse harmoniosa, com uma aterrissagem segura na área.

"Quando um balão está pronto para ser retirado de serviço, o gás é liberado aos poucos para trazê-lo de volta à terra em uma descida controlada. No caso improvável de um balão cair muito rápido, um paraquedas é ativado", explica a empresa.


O Project Loon tem como objetivo levar internet a locais mais remotos do globo.

A empresa afirmou que o acontecimento não se trata de um acidente, e que ninguém correu riscos com a queda. Mesmo assim, as autoridades do setor de aviação chileno irão investigar o caso.

Os balões que integram o Project Loon são confeccionados com camadas de plástico e polietileno e ainda preenchidos com gás. Ele é capaz de voar por 100 dias e a uma altitude de 20 quilômetros.

De acordo com o Google, cada um dos balões pode fornecer internet 4G LTE para um diâmetro de 80 quilômetros.