Nesta sexta-feira (8), um habitat inflável para humanos será enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para a realização de um teste de verificação de como os módulos leves de tecido se comportam às habitações orbitais tradicionais elaboradas em metal. As informações são da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).

O protótipo foi fabricado pela empresa Bigelow Aerospace, que possui sede no Estado norte-americano de Nevada. Ele foi colocado dentro de uma cápsula que irá decolar a bordo de um foguete SpaceX Falcom 9 da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida.


Habitat inflável será testado no espaço para que futuramente possa ser usado em Marte.

O voo é a quarta missão da empresa privada Space Exploration Technologies, de Elon Musk. A missão irá representar uma nova tentativa de fazer com que o foguete auxiliar do estágio principal do veículo de lançamento retorne sem problemas para a plataforma, sendo assim recuperado para outros voos.

Vale notar que quatro tentativas anteriores já fracassaram, porém, um Falcon 9 realizou um pouso bem-sucedido no solo em dezembro.

Agora, após uma semana de o veículo de entregar chegar à ISS, os controladores de terra irão usar um braço robótico para retirar  o Módulo Expansível de Atividade Bigelow, que pesa 1.400 quilos.

Após um mês, os astronautas que estão a bordo do laboratório orbital irão inflar o Beam com ar pressurizado até que ele atinja o tamanho de um quarto.

O objetivo é testar quanto o Beam suporta as variações de temperatura e ainda a radiação espacial.

A NASA pretende usar esse tipo de espaço em sua viagem para Marte, prevista para ocorre daqui três anos.