Google fica acessível na China por duas horas

Apesar da comemoração de muitos chineses, a alegria durou pouco e após duas horas de atividade, o Google voltou a ser bloqueado.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

Na madrugada de segunda-feira (28), após seis anos censurado na China, o Google ficou acessível por um breve período de tempo no país, relataram internautas chineses.

De acordo com o jornal independente de “Hong Kong South China Morning Post”, que mencionou relatos de usuários da China em redes sociais e também sites, o buscador ficou operante das 23h30 (12h30 em Brasília) da noite de domingo (27) até duas horas depois.

Google fica acessível na China por duas horas
Google, após seis anos fora do ar, fica disponível na China por duas horas.

A explicação mais sensata que muitos meios chineses deram através das redes sociais usadas no país, como a Weibo e o Wechat, é que o Google introduziu uma série nova de servidores IP para alguns locais da China e que o aparelho responsável por censurar as páginas acabou demorando para reconhecer e bloquear o buscador.

Google fica acessível na China por duas horas
Muitos chineses comemoraram a volta do Google. Porém, a alegria durou muito pouco e após duas horas site não estava mais disponível.

Leia também:

Apesar da comemoração de muitos chineses, a alegria durou pouco. "Inclusive liguei meus amigos para que tentassem. Fiquei tão feliz, embora não tivesse certeza se era uma abertura temporal ou uma mudança permanente", disse Li Yue, um engenheiro de Shenzhen.

A maioria das operações na China do Google encerrou em 2010 em razão dos ataques cibernéticos contra os usuários do Gmail e ainda dos desacordos com o governo sobre o resultado das buscas.

Mais sobre: google, china, facebook
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.