Ao que tudo indica, no futuro não será mais necessário o uso de dinheiro ou mesmo senhas para realizar pagamentos. A Amazon registrou patente junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos  um novo sistema de pagamentos, sendo assim, apenas com uma piscada será possível garantir que o negócio seja feito.


Pagamento através do reconhecimeno facial será feito mediante a uma piscadela do usuário.

Conforme os documentos no site do órgão, a Amazon pretende impor um novo meio para provar quem você é. Com isso, a imagem será comparada com uma que integra o sistema de cadastro com uma nova tirada no momento da compra. Porém, como diferencial, será necessário dar uma piscadela para a câmera do celular.

O objetivo é garantir a segurança dos seus usuários, e com isso, proporcionar uma maior credibilidade a biometria baseada no reconhecimento facial. Ao piscar, o software consegue determinar com maior segurança que se trata mesmo de um ser humano e não um possível malware.

De acordo com a descrição do registro, "senhas podem ser roubadas ou descobertas por outras pessoas que podem personificar o usuário para uma variedade de tarefas".

A empresa também avalia o novo método como mais conveniente e fácil de ser usado. "A digitação em dispositivos móveis muitas vezes não é amigável ao usuário, já que a tela ou teclado pequenos podem tornar difícil a seleção acurada para um dedo adulto grande".

Ainda não sabemos quando a nova tecnologia será implantada pela Amazon.