Você sabia que é possível baixar a ISO do dowload do Windows 10 e realizar a atualização do sistema operacional da Microsoft manualmente ou ainda, se preferir, criar um pendrive ou DVD bootável para atualizações posteriores?  Logo abaixo você confere um passo a passo de como fazer isso e logo poderá usufruir do novo sistema operacional da Microsoft, caso ainda não tenha feito a atualização.

Mas antes de começarmos, preste atenção para algumas informações:

A Microsoft oferece update gratuito do sistema operacional caso você tenha o Windows 7, 8 ou 8.1. Porém, não é possível fazer uma instalação limpa sem o serial do Windows 10. As chaves de produto de versões anteriores não funcionam na instalação da nova.

Para usufruir e não pagar nada, você precisa usar a função "Atualizar" a partir de um dos sistemas especificados acima. Lembre-se de fazer um backup de seus arquivos para não correr o risco de perder nada.

O programa que será utilizado para criar um CD ou um pendrive de instalação do Windows 10 é o Windows Installation Media Creation Tool. As etapas envolvem escolher o idioma, a edição e a arquitetura do produto (32 bits ou 64 bits).

Ao abrir o programa, você seleciona também se vai criar um pendrive bootável ou gravar a ISO em um DVD. Cuidado ao escolher a primeira opção, pois o processo vai deletar todos os arquivos armazenados no acessório, que precisa ter ao menos 3 GB de espaço.

O primeiro passo será baixar o Windows Installation Media Creation Tool. Ele também age como o próprio instalador. Após aceitar os termos de compromisso, na primeira tela, você seleciona se quer fazer a atualização direto no computador ou partir para a gravação da mídia bootável.

Após escolher, como já descrito acima, o idioma, a edição e a arquitetura do produto, você deverá escolher a mídia que será usada: Unidade Flash USB (são necessários pelo menos 3 GB) ou arquivo ISO.

Após baixar o arquivo no pendrive, é só plugá-lo no seu próprio computador (lembre-se de guarda-lo para utilização em outras máquinas). Se você baixou a ISO, é preciso usar um CD ou DVD para criar o disco de instalação.

O procedimento de instalação dura em média uns 25 minutos, para sistemas que cumprem os requisitos de especificações técnicas e possuem o Windows original. Se esta for a primeira vez que você está instalando um Windows em seu computador, terá que colocar a chave de ativação original do sistema.

Leia também: Conheça algumas funções que são destaque no Windows 10 Mobile