Milhares de usuários brasileiros de aparelhos Android tiveram seus smartphones infectados com um aplicativo falso. O aplicativo malicioso, que se chama Recarga Celular, estava disponível na Google Play Store desde novembro de 2015, e obteve cerca de 5 mil downloads.

Na terça-feira (1), a empresa de segurança Kaspersky Lab denunciou o golpe. O programa prometia realizar a recarga em aparelhos de várias operadoras do Brasil.

Através do aplicativo, os criminosos tinham como objetivo clonar cartões de créditos das pessoas que baixavam o serviço. O Recarga Celular, para atrair a atenção dos usuários, oferecia o dobro de créditos no pagamento de cada cliente.

Além de informações como a quantidade de créditos a serem inseridos, o Recarga Celular também solicitava o número do cartão de compras, data de validade, código de segurança, CPF e nome completo.

As informações eram transferidas para um site registrado no Brasil, sem qualquer ligação com as operadoras de telefonia móvel. Assim sendo, após coletar as informações das vítimas, era possível clonar os cartões de crédito.

O golpe foi percebido após os usuários começarem a reclamar na loja do Google que não receberam os créditos prometidos pelo aplicativo, e que ainda tiveram problemas em seus cartões.

Após a denúncia da Kaspersky Lab, o Google retirou o aplicativo do ar.

"Alertamos aos usuários de Android que baixem e utilizem somente os apps oficiais das operadoras de telefonia na hora de recarregar o celular. Desconfie de supostas promoções oferecidas pelo apps, isso é um claro sinal de que se trata de um golpe", alertou o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fábio Assolini.

A dica para todos os usuários de smartphones é que baixem somente aplicativos oficiais das operadoras.