O YouTube disponibilizou uma nova funcionalidade ao seu serviço. Agora, os usuários já podem desfocar qualquer parte de um vídeo. A ideia é garantir ainda mais a privacidade.

Vale notar que em 2012, o YouTube lançou uma ferramenta própria para desfocar o rosto das pessoas nos vídeos, com o intuito de deixa-las anônimas, o que evita vários processos por uso indevido de imagem.

No entanto, agora, com a atualização da ferramenta, os criadores de conteúdos poderão borrar qualquer parte do vídeo e assim, esconder números de telefone, placas, ou mesmo pessoas.

O recurso, denominado Efeitos de desfocamento, está inserido dentro das opções Melhorias. Lá, como o próprio nome sugere, o criador do vídeo poderá desfocar qualquer objeto que julgar pertinente, incluindo os que estão em movimento.

"Sabemos que existem inúmeros casos em que essa ferramenta pode ser usada, mas nós a desenvolvemos tendo em mente o anonimato visual. Nós queríamos dar aos usuários uma maneira simples de desfocar elementos como pessoas, informações de contato e dados financeiros sem precisar remover ou subir novamente o vídeo", diz o comunicado de anúncio do vídeo.

Para utilizar o recurso é bastante simples. Basta escolher o vídeo que deseja editar e selecionar a opção Desfocamento personalizado que está inserido na aba Efeitos de desfocamento da opção Melhorias. Em seguida é necessário apenas desenhar um quadrado em torno do que deseja desfocar.

Quando o objeto se mover no vídeo, a ferramenta também irá seguir com o efeito em movimento. Uma tecnologia inovadora é responsável por analisar o movimento do vídeo na hora em que ele ocorre.

Também é possível ajustar e redimensionar a área desfocada, bem como definir o momento que o efeito de borrado começa e quando ele deverá terminar. Todas as mudanças no vídeo podem ser salvas diretamente no material, ou mesmo em uma nova cópia, que oferece ainda a opção de deletar o vídeo original.